Segundo escreve Inforpress, esta informação foi avançada pelo diretor desta estrutura do HUAN, Carlos Neves, no âmbito do Dia Mundial da Doação de Sangue, tendo afirmado que o objectivo é agradecer a todos os doadores, principalmente os regulares, pela “boa vontade” em ajudar o próximo.
“Convidamos os que ainda não doaram para experimentarem a doação, porque é um acto bonito, espiritualmente bem visto, e cada um de nós um dia pode precisar”, disse.
Apontou que o grande desafio do Banco de Sangue do HAN é ter doadores voluntários regulares, porque, conforme disse, o sangue recebido de um doador regular tem melhor qualidade, porque são mais cuidadosos e tirados várias vezes, com maior segurança, avança a mesma fonte.
“Se conseguirmos manter a dádiva voluntária e regular não teremos falta de estoque, e conseguiremos programar melhor”, assegurou Carlos Neves.
Por seu lado, a técnica responsável substituta do Banco de Sangue, Jaquelina Furtado, ajuntou que aos doadores é aconselhável que tenham um hábito de vida saudável, para evitar comportamentos de risco, que os levam a contrair doenças sexualmente transmissíveis, uma alimentação saudável, que mantenham um nível de hemoglobina e outros parâmetros de sangue normais.
Conforme a mesma fonte, para assinalar a data, esta estrutura do HAN tem realizado um conjunto de atividades, das quais se destacam uma marcha promovida em parceria com a Associação dos Doadores Voluntários da Praia, e demais parceiros, como forma de sensibilizar o envolvimento da comunidade praiense para esta causa, e algumas doações organizadas em colectivo com algumas empresas.
Inforpress ainda explica que, a sessão de entrega de certificados e brindes também faz parte da programação, e deve acontecer esta terça-feira, a partir das 14:00, em frente ao Banco de Sangue no referido hospital, contando com alguns discursos. Antes, no período de manhã prevê-se um acto de doação em frente ao mesmo edifício.