NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Banda Municipal do Sal comemora 20 anos de existência com um leque de atividades 07 Agosto 2021

A Banda Municipal do Sal comemora. no mês de Setembro, o seu 20º aniversário. Em ccelebração da efeméride, a mesma realiza, até ao próximo mês, cerca de 20 concertos. O pontapé de saída foi dado, na tarde desta terça-feira, 06, num concerto na varanta do Hotel Atlântico, nos Espargos, com um repertório vasto, desde Morna, Coladeira, música clássica e outros gêneros musicais.

Banda Municipal do Sal comemora 20 anos de existência com um leque de atividades

Criada em 2001, a Banda Municipal do Sal comemora, no dia 18 de setembro, o seu 20.º aniversário. A data é assinalada com um leque de concertos realizado em diversos pontos da ilha do Sal, entre agosto e setembro.

Para o maestro Domingos Moreira, celebrar esta data é importante, pois, conforme explicou, significa o resultado de uma luta constante de vários anos.

“Ao longo dos anos nós enfrentamos várias dificuldades, mas nunca desistimos, sempre persistimos. Hoje, estou satisfeito com o resultado, pois nunca tivemos tantos músicos na Banda Municipal como agora. Este é o resultado de um trabalho longo e de equipe. Temos 6 pessoas com cerca de vinte anos na Banda e que contribuíram igualmente em tudo”, reiterou.

Segundo aquele responsável, o seu maior anseio, enquanto maestro, é formar jovens capazes de ler uma partitura musical à primeira.

"Eu vejo a banda como um compromisso. Quero ensinar para conseguir ter músicos capazes de ler uma pauta musical logo de cara", expressou a fonte.

Por seu turno, Júnior Santos, aluno da Banda Municipal do Sal, expressa a sua satisfação em pertencer ao grupo." A Banda Municipal significa tudo para mim, é uma família. Aprendi muito com essas pessoas e quero continuar a aprender", acentuou.

A Banda Municipal do Sal conta neste momento com 35 músicos, algo que Hernâni Santos, um dos professores de música do grupo, considera ser fruto de muita luta e "muito" trabalho.

"A Banda Municipal é fruto de muita luta, força de vontade e empenho. É uma luta constante que nós pretendemos continuar. Vamos apostar sempre em pessoas que querem realmente aprender", reiterou.

Fórum e concerto final

Entre os meses de agosto e setembro, 20 concertos serão realizados, em várias localidades da ilha, em comemoração a esta efeméride. O último concerto está marcado para o dia 18 de setembro, a data do 20.º aniversário. Também vai ser realizado um fórum nacional sobre “Desenvolvimento e Manutenção das Bandas Filarmónicas em Cabo Verde, atividade que poderá acontecer em modo virtual, e um grande concerto em cine-Asa.

LC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project