Betinho Gomes, extremo de 38 anos, que actua no Benfica vai representar a selecção de Cabo Verde, nas próximas datas FIBA, entre 24 e 26 de Fevereiro, tendo em vista o apuramento para o Mundial de basquetebol.
O jogador que esteve 15 anos ao serviço de Portugal, contando com 76 jogos pela selecção portuguesa, despedindo-se em 2019, devido a sucessivas lesões, volta agora a vestir as cores nacionais de Cabo Verde.
“Disse adeus à selecção portuguesa com a intenção de poder ter mais alguns anos como profissional. Surgiu esta oportunidade de ajudar Cabo Verde a qualificar-se para um Mundial, o maior palco do basquetebol, algo que pode mudar como a modalidade é vista», explicou agora Betinho, em declarações prestadas ao site do Benfica.
Natural da Ilha do Fogo, Betinho não escondeu o orgulho por esta chamada, mas revelou que a missão é maior que um simples jogo.
“Em primeiro lugar, escolhi fazer isto para ajudar o basquetebol cabo-verdiano. Como sabem, tenho o projecto AMINGA com a minha família, que visa mudar como se encara o desporto em Cabo Verde. Se nos qualificarmos para o Mundial, será uma motivação extra para os jovens cabo-verdianos”, admitiu.
Disse que, em termos pessoais, será um orgulho enorme, depois de 21 anos, voltar a representar o País de origem.
Além de Betinho Gomes também Ivan Almeida, igualmente do Benfica, integra a selecção cabo-verdiana, que defrontará a Guiné, Angola e a Costa do Marfim, entre os dias 24 e 26 de Fevereiro, em partidas que vão decorrer no Multiusos de Luanda e que determinam quais os participantes africanos no Mundial que acontece em Agosto e Setembro deste ano.
A Semana com Inforpress