Cabo Verde, que ocupa actualmente o 64º. lugar no ranking da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), chega ao maior palco do basquetebol mundial e será apadrinhado pela Geórgia, que é 32ª. no ranking.
Os “Tubarões Azuis”, nome pelo qual é conhecida a selecção nacional, são oitavos no ranking africano e têm no atleta maiense Edy Tavares a estrela maior.
Na antevisão do jogo inaugural, o treinador nacional Emanuel Trovoada, disse na quinta-feira, 24, que Cabo Verde vai “desfrutar” este momento, entrando em campo “com respeito” pelo adversário e apresentar “um bom basquetebol”.
O basquetebolista Ivan Almeida, por seu lado, advertiu que a equipa não está no Mundial somente para participar e apontou para a vitória no jogo de estreia com a Geórgia, “se a equipa estiver unida”.
De acordo com a calendarização divulgada pela organização do XIX Campeonato do Mundo de basquetebol, prova a ser disputada no Japão, na Indonésia e nas Filipinas, o conjunto de Cabo Verde, ficou colocado no Grupo F.
Cabo Verde volta a competir na segunda-feira, 28, desta feita frente a sua congénere da Venezuela (17º ranking Mundial) para a segunda jornada, e termina a sua participação na fase de grupo, a 30 do corrente, ante os europeus da Eslovénia (sétimos do ranking mundial).
O Mundial da FIBA’2023, acontece entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.
A selecção de Cabo Verde de basquetebol qualificou-se a 26 de Fevereiro deste ano pela primeira vez para o Mundial da modalidade, evento que vai contar com a participação de 32 selecções.
O país figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.
Divisão dos grupos;
Grupo A: Angola, República Dominicana, Filipinas e Itália;
Grupo B: Sudão do Sul, Sérvia, China e Paraguai;
Grupo C: EUA, Jordânia, Grécia e Nova Zelândia;
Grupo D: Egipto, México, Montenegro e Lituânia;
Grupo E: Alemanha, Finlândia, Áustria e Japão;
Grupo F: Eslovénia, Cabo Verde, Geórgia e Venezuela,
Grupo G: Irão, Espanha, Costa do Marfim e Brasil;
Grupo H: Canadá, Letónia, Líbano e França.
A Semana com Inforpress