NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

.Batuku de Santiago conquista coração da rainha da música Pop – Madonna Ciconne 06 Outubro 2018

O novo álbum da conhecida cantora norte-americana Madonna Ciconne, vai trazer sons do Batuku (batuque) música tradicional da ilha de Santiago, uma das mais antigas de Cabo Verde.

.Batuku de Santiago conquista coração da rainha da música Pop – Madonna Ciconne

Segundo o jornal A Nação dado à estampa esta sexta-feira, a faixa com o batuku foi gravado no Verão, em Lisboa, com a Orquestra de Batucadeiras de Portugal e consta ainda do álbum da “pop star” mundial sons da Guiné-Bissau, através de Kimi Djabaté, tocador de balafon e korá.

Em declarações ao A Nação, o músico cabo-verdiano, Dino d’Santiago, revelou como aconteceu o “encontro” entre Madonna e Cabo Verde.

“Organizei várias festas privadas, as quais baptizei de Lisboa Criola, onde juntei o que mais de tradicional temos, ao mais contemporâneo, e o que mais marcou a Madonna foram as batucadeiras”, disse Dino, um filho de pais cabo-verdianos nascido em Portugal.

Perguntado sobre o que é que o Batuku terá de tão especial, que fez com que a diva da Pop se interessasse por este género musical cabo-verdiano, disse que acredita na “magia e força” deste ritmo santiaguense.

“Primeiramente, a energia contagiante que ela (Madonna) sentiu do ritmo electrizante do Batuku! …E o facto de a Orquestra de Batukadeiras de Portugal ter preparado a sua primeira apresentação inteiramente dedicada à força da Mulher Africana! Senti que foi algo que a marcou bastante”, precisou o artista.

Sobre os pormenores deste “casamento” entre Madonna e as batucadeiras, Dino d’Santiago não quis avançar nada, remetendo a nossa fonte para um contrato de sigilo.

“Relativamente a este assunto, todos assinámos um contrato de sigilo absoluto, respeitando a decisão da primeira partilha de informação sair da própria e da sua editora”, indicou Dino d’Santiago, acrescentando, porém, acreditar que a história da música de Cabo Verde, no seu todo, “vencerá e marcará uma nova fase da música global”.

Na altura das gravações, que decorreram no Verão, na capital portuguesa, Madonna partilhou vídeos nas suas redes sociais a dançar “tornu” (uma dança feita com o requebrar das ancas, conseguido através de flexões rápidas dos joelhos) com as batucadeiras.

A Orquestra de Batukadeiras de Portugal está a fazer muito sucesso, tendo a ideia de criar este projecto partido de Dino d’Santiago, depois de convidado pela Associação de Mulheres Cabo-verdianas de Lisboa. A Semana/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project