DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Beijing 2022: Olímpiada de Inverno arranca sob boicote do trio AUKUS, Japão, Canadá, Suécia... 05 Fevereiro 2022

O presidente Xi Jinping declarou aberta a 24ª Olimpíada de Inverno, em Pequim, na presença de vários líderes mundiais, como o presidente Vladimir Putin. Três mil atletas de mais de 90 países irão competir em 109 modalidades até dia 20.

Beijing 2022:  Olímpiada de Inverno arranca  sob boicote do trio AUKUS, Japão, Canadá, Suécia...

A cerimónia inaugural aconteceu na manhã desta sexta-feira — pouco antes da meia-noite de 5ªfª, 3 em Cabo Verde — sob a direção do realizador Zhang Yimou. O nomeado para o Óscar e que dirigiu a inauguração e o encerramento dos Jogos Olímpicos de 2008.

A Olimpíada de Inverno de 2022 mantém — apesar da sombra da Covid-19 — boa parte do brilho que espantou o mundo em 2008.

AUKUS boicota Olimpíada em nome de DH

O primeiro sinal contra o Beijing 2022 veio do presidente dos Estados Unidos há pouco mais de um mês. Seguiu-se igual decisão por parte da Austrália e do Reino Unido. A tríade AUKUS a posicionar-se sobre o boicote aos jogos de Pequim em nome da defesa dos direitos humanos.

Juntaram-se-lhes o Canadá, o Japão, a Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estónia, Lituânia, Países-Baixos, Nova Zelândia, Eslovénia, Suécia ...

O boicote começou em dezembro, pouco menos de três meses sobre a formalização do pacto entre a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos — AUKUS apresentado, em 15-9, como "o maior acordo de defesa em décadas" e que "abrange a IA-Inteligência Artificial e outras tecnologias avançadas".

De imediato o AUKUS suscitou a indignação da China que o condenou no mesmo dia do seu lançamento através de uma conferência virtual entre Canberra, Londres e Washington-DC, representadas pelos primeiros-ministros Scott Morrison e Boris Johnson e o presidente Joe Biden. "Extrema irresponsabilidade". A China através da sua embaixada em Washington condenou o pacto "irresponsável" que revela "a mentalidade da guerra-fria e preconceito ideológico" dos três signatários.

— -

Fontes: Beijing News.Net/ Xinhua/SCMP/Japan Times/BBC/CNN/Washington Post. Relacionado: Beijing2022: AUKUS boicota Olimpíadas de fevereiro, 09.dez.021; Ásia-Pacífico: Aliança EUA-Japão desafiada por míssil da Coreia do Norte — China denuncia pacto americano-britânico-australiano que "intensifica corrida às armas", 16.set.021; ’Onde está Peng Shuai?’ — Email de resposta faz crescer receios ao 18º dia, 19.nov.021; Caso Peng Shuai: WTA cancela "todos os torneios na China", 03.dez.021; Beijing’22: Ômicron ameaça Olimpíadas de Pequim de fevereiro, 05.dez.021; China: "A tua família está a ser reeducada"— Xi criou campos de detenção para minorias étnicas, 18.nov.019.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project