INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Bélgica: Carro descontrolado vitima dezenas, seis mortais em desfile de Carnaval 21 Mar�o 2022

A tradicional festa carnavalesca na cidade de La Louvière, no sul da Bélgica junto à fronteira francesa, na manhã deste domingo foi interrompida por um acidente que causou a morte de seis pessoas e deixou 26 feridos dos quais dez em estado muito grave. Uma viatura irrompeu por entre a multidão que às cinco da manhã tinha começado a juntar-se no local da festa. Os dois ocupantes do carro ainda tentaram fugir, mas a polícia alcançou-os de imediato.

Bélgica: Carro  descontrolado vitima  dezenas, seis mortais em desfile de Carnaval

"Foi um acidente, por sinal trágico. O carro atropelou os participantes. Ainda tentaram fugir, mas foram presos de imediato", disse a porta-voz da polícia, Cristina Ianoco à imprensa.

As autoridades belgas, perante suspeitas de se tratar de um ataque terrorista, emitiram um comunicado: "Tratou-se de um acidente, não de um ataque. As circunstânias da ocorrência estão a ser investigadas".

Os dois homens detidos "são naturais de La Louvière, onde nasceram em 1988 e 1990", esclareceu a polícia belga. "Não têm nenhum histórico de violência, nem de radicalização".

Em solidariedade com a população enlutada, o primeiro-ministro, Alexander de Croo, e o rei Philippe /Filipe, acompanhado da filha Elisabeth a nº1 na sucessão, foram até o local (foto, inserida, da reunião com membros da proteção civil).

Não travou

Apesar do desmentido das autoridades, os participantes presentes no local expressaram as suas suspeitas de que se tratou de um ato intencional. "Vinham a alta velocidade e não travaram".

Segundo o autarca Jacques Gobert, entre 150 e 200 pessoas mascaradas participavam da tradicional abertura da festa carnavalesca antes do amanhecer.

Fontes: Le Figaro/BBC/Sudouest.fr/.7sur7.be/.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project