REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Bélgica: Suspeito na lista terrorista matou um polícia e feriu outro no mesmo dia em que pediu para ser detido 11 Novembro 2022

Acusado esta sexta-feira de "homicídio e homicídio de forma tentada num contexto de terrorismo", Yassine M., nascido em Bruxelas em 1990, tinha cumprido já uma pena de prisão por delitos comuns entre 2013 e 2019. Desde a sua libertação, ficou sob vigilância como simpatizante extremista e na mesma quinta-feira, horas antes do atentado, apresentara-se ameaçador numa esquadra a pedir uma avaliação psicológica. O hospital emitiu todavia um parecer que levou o tribunal a mandá-lo em liberdade.

Bélgica: Suspeito na lista terrorista matou um polícia e feriu outro no mesmo dia em que pediu para ser detido

Segundo a imprensa que cita fonte policial, depois do ataque com arma branca que ocorreu por volta das 19:15 (17:15 em Cabo Verde), no bairro bruxelense de Schaerbeek, "o suspeito foi baleado e neutralizado" e também transportado para o hospital.

Um polícia que estava perto foi o responsável pela neutralização do indivíduo que causou a tragédia. Na tarde de sexta-feira, este suspeito continuava hospitalizado e "incapaz de ser interrogado".

Que avaliação?

Na mesma quinta-feira, horas antes do atentado, Yassine M. apresentara-se numa esquadra a proferir ameaças contra os polícias e a pedir uma avaliação psicológica.

Conduzido a um hospital, o parecer médico terá levado um magistrado a considerar que o homem de 32 anos não teria de permanecer sob controlo policial. Foi assim que os polícias deixaram a enfermaria psiquiátrica. Horas depois, pediram informações *a policia sobre Yasmine M e souberam que lhe tinham dado alta.

Fontes: Reuters/BFMTV/Le Soir.be/Paris Match.be/. Foto (AP): Local do ataque "terrorista", de que resultou a morte de um polícia e hospitalização dum outro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project