NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Belmiro Semedo apresenta «Sonho real» 07 Dezembro 2018

O artista Belmiro Semedo apresenta, esta sexta-feira, 07, a partir das 16h00, no Centro Cultural Noberto Tavares, na cidade de Assomada, mais trabalho em CD e DVD, com o título «Sonho real».

Belmiro Semedo apresenta «Sonho real»

O autor de «Txuba», que foi um grande êxito, está de volta com o seu mais recente trabalho: “Sonho real” – uma viagem por grandes temas do seu repertório e duas estreias absolutas (Dja manxi e Nben di longi). Sempre no caminho da tradição dos anos de ouro da música e da terra que o viu nascer.

«Desta feita, é um CD e um DVD que enformam o novo trabalho e nos permitem uma viagem pelo universo musical e as vivências artísticas de Belmiro, com dados biográficos e uma entrevista ao autor que, sem barreiras, se expõe ao seu público e se entrega por inteiro aos que, ainda, não conheciam o seu trajecto», avança a organização.

O espectáculo consistirá numa conversa com música pelo meio e a interpretação ao vivo de dois temas deste seu trabalho. Difikuldadi, Valor di un amor, Dja manxiKonvivensia, Fruto di nos terá, Valor umanu, Txuba, Monentus ingratu, Korason, Abo e nha tudu, Konsi limiti, Spasu e largu pa ken ki gosta, Stabilidadi, E sai taun gira e Nben di longi são os temas que compõem “Sonho real”.

Nos caminhos da música

Conforme a fonte deste jornal, Belmiro Semedo Moreira nasceu em Chão de Tanque, Santa Catarina, onde frequentou a escola primária e começou a despertar o amor pela música, imaginando o talento que poderia ter um dia.

«Desde criança adorava ouvir músicas na rádio, deliciava-se a escutar essas músicas, uma maravilha, despertando para um mundo de muitas emoções. Pela primeira vez viu um violão, pensou logo que era um instrumento que desejaria ter. E assim foi», lê-se na nota remetida a este jornal.

Revela o documento que a sua infância foi passada em Cabo Verde, onde viveu até aos 15 anos de idade, depois emigrou para a Holanda, Roterdão, onde vive até hoje. Devido à sua paixão pela música, assim que apareceu a primeira oportunidade, Belmiro iniciou a carreira de DJ. «Comprava muitos discos, principalmente músicas de Cabo Verde, mostrando sempre essa paixão pela música. A curiosidade na música despertava cada dia mais e desejou chegar mais perto do público».

No seu tempo de DJ, Belmiro animou muitas festas populares e privadas e o desejo de cantar para o público aumentava. A primeira atuação onde cantou para o público foi em 1988 acompanhado por um grupo de músicos.

«Belmiro não parou desde aquela altura, participou em “Todo Mundo Canta” e em shows com os irmãos Gil e Vado Semedo no início das suas carreiras. Belmiro lançou o seu primeiro CD “Spaço é largo pa kenha ki gosta” no ano de 1993, “Stabilidadi” em 1995, “Ku mas unidade” em 1998 e “Valor Humano” em 2007», pontua a nota referida, para a qual Belmiro, neste momento, concretiza a sua estabilidade musical com o lançamento do seu CD e DVD best of “Sonho Real”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project