ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Beltches vai ter centro multiuso e terapêutico 06 Dezembro 2022

O bairro de Beltches, rotulado como um dos mais problemáticos da cidade de São Filipe, vai ter um centro de dia multiuso e terapêutico. A infraestrutura (ver foto) resulta da transformação do espaço antes destinado à construção do jardim infantil desta localidade.

Beltches vai ter centro multiuso e terapêutico

O projeto foi socializado com a Fundação de Amigos do Paul, sedeada na Holanda, e entidades e emigrantes nos Estados Unidos da América, aquando da primeira visita da equipa de Nuías Silva àquele país norte-americano. Conforme a Câmara Municipal de S. Filipe, existem grandes possibilidades de a construção desse centro ser financiado pelos parceiros externos, nomeadamente dos Estados Unidos da América.

A problemática de saúde mental, o alcoolismo e outros males que afetam a juventude pesaram muito na decisão da autarquia de apostar na transformação do espaço antes destinado a jardim infantil num centro multiuso e terapêutico. Terá várias valências, tais como a de integração pelo desporto e pela produtividade. Neste particular, as pessoas sem ocupação passarão a produzir após receberem formação e qualificação profissional com a transformação das ribeiras de Beltches em pequenas parcelas de produção de hortícolas, com recurso ao sistema de irrigação gota-a-gota, devendo as receitas servir para a sua própria remuneração.

Este centro, que terá uma placa desportiva, salas multiusos e terapêuticas, bem como um espaço para o atendimento sanitário, que será garantido por um enfermeiro, está enquadrado num projeto maior, que é o centro de recuperação de toxicodependentes a ser desenvolvido em Monte Genebra, na zona sul do município, com capacidade para internamento.

Outras infraestruturas

Em fase de preparação para lançamento de concurso estão os projetos da construção da placa desportiva de Monte Tabor (norte), de arranjo e arrelvamento do campo de Ponta Verde, bem como o matadouro municipal, as placas do eco-parque de Santa Luzia e a reabilitação da placa desportiva de Curral Grande.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project