REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Biden descongela $7bn das reservas afegãs e destina 50% para vítimas americanas do ’11-9’ 13 Fevereiro 2022

O pior ainda está para chegar ao povo do Afeganistão? A fome voltou e a pobreza atinge 55 por cento da população enquanto o país continua debaixo de sanções internacionais, com as reservas congeladas e ontem o presidente Biden anunciou que metade do valor que o Tesouro, chefiado por Janet Yellen (na foto), vai liberar destina-se às "famílias americanas" das vítimas do "Onze de Setembro".

Biden descongela $7bn das reservas afegãs e destina 50% para vítimas americanas do ’11-9’

Pergunte-se a Biden se é o povo afegão que tem de ser castigado por causa da crueldade, tirania dos talibãs que os Estados Unidos voltaram a instalar no poder.

Biden promete que metade do dinheiro irá para um fndo de assistência aos pobres do Ageanistão. Mas como alertam as organizações de ajuda no terreno, "nenhum país sobrevive só com ajuda humanitária".

As sanções económicas ao Afeganistão — que paralisam a economia, a começar pelas transações fianceiras — arrastam consigo a desnutrição aguda (outro nome para a fome), as doenças também devido ao colapso dos serviços de saúde.

O Tesouro dos Estados Unidos dispõe de 7 biliões de dólares das reservas congeladas do Afeganistão enquanto 55 por cento de afegães passam fome. Nouriya Sultanzoy é uma das viúvas com filhos pequenos que dependem da caridade alheia, primeiro de parentes e pessoas amigas, até que a pobreza atingiu todos.

Agora fazem fila para receber a esmola que lhes dá o dono duma padaria. "Comemos arroz ou sopa de cenoura e nabos. O naan (pão) faz as vezes de carne", explicou ela à reportagem da AFP/La Croix.
— -

Fontes: CNN/AFP/BBC/Sky News. Relacionado: Cabul em desespero: Pais entregam bebés a soldados — "Levem o meu bebé, seja para onde for", 20.ago.021. Fotos: Presidente Biden e Janet Yellen: Tesouro dispõe de 7 biliões de dólares das reservas congeladas do Afeganistão enquanto 55 por cento de afegães passam fome, muitos deles com dinheiro no banco que ou não podem levantar ou perdeu valor drasticamente. Fila de viúvas com filhos pequenos que dependem da caridade alheia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project