Segundo a CNN, agora que Biden derrotou Trump, sua equipe de transição está começando a transformar suas promessas de campanha em planos que ele pode implementar no início de sua presidência.
O primeiro foco de Biden é provavelmente a tomada de medidas para evitar o agravamento da pandemia de coronavírus . Ele deve nomear uma força-tarefa de 12 pessoas contra o coronavírus na segunda-feira, disseram duas fontes com conhecimento de seus planos. Biden também disse durante a campanha que falará com o Dr. Anthony Fauci, o maior especialista do governo em doenças infeciosas, antes de assumir o cargo.
Biden também está prestes a decretar uma série de ações executivas que desfazem muitas das ações de política externa de Trump e buscariam retornar rapidamente os Estados Unidos ao seu status no final do governo do ex-presidente Barack Obama, quatro anos antes.
Questionado sobre as ações que Biden tomará em seu primeiro dia no cargo, o assessor de campanha de Biden, Symone Sanders, disse no "Estado da União" da CNN no domingo que o presidente eleito "vai cumprir suas promessas" feitas durante a campanha.
Retonar ao acordo climático de París e desafios urgentes
CNN revelou que Biden prometeu repetidamente em seu primeiro dia de mandato se juntar ao acordo climático de Paris, um marco internacional para combater a mudança climática que Trump encerrou em 2017. Ele também disse que retornaria à Organização Mundial de Saúde, que Trump decidiu retirar deste ano .
Ambas as ações ressaltam uma grande diferença entre Biden e Trump: há muito tempo Biden acredita nas organizações multilaterais e nos pactos em que Trump desconfia.
Biden também disse que vai revogar a proibição de Trump de viajar de alguns países de maioria muçulmana e reinstaurar o programa Ação Adiada para Chegadas na Infância, que permite que "sonhadores" - imigrantes sem documentos que foram trazidos para os Estados Unidos quando crianças - permaneçam em o país.
O resultado da eleição - com os republicanos ainda detendo uma estreita maioria no Senado, embora os democratas ganhem o controle da câmara se vencerem o que poderia ser dois segundos turnos do Senado na Geórgia no início de janeiro - ressalta a dificuldade que Biden terá de ganhar vitórias legislativas, aumentando a importância das ações executivas de sua administração.
A equipe de transição montada por Biden está se preparando silenciosamente desde o Dia do Trabalho e intensificou suas atividades nas últimas semanas - incluindo o lançamento de um site e contas de mídia social no domingo, refere a CNN.
Avança que a conta do Twitter de transição, Biden-Harris tuitou que o novo governo assumirá os desafios "mais urgentes" enfrentados pela nação, listando "protegendo e preservando a saúde de nossa nação, renovando nossa oportunidade de sucesso, promovendo a igualdade racial e lutando contra a crise climática . "
Biden listou uma série de outras prioridades na campanha eleitoral e nas políticas que sua campanha divulgou durante as primárias e nas eleições gerais, incluindo abordar o racismo sistêmico, as mudanças climáticas e expandir as proteções para funcionários sindicais.
O sucessor de Danald Trump na Casa Branca prometeu tomar medidas para reformar o governo, incluindo expandir e transformar em lei uma promessa de ética instituída pela administração de Obama que trata de questões de lobby e também "qualquer influência imprópria ou inadequada de interesses pessoais, financeiros e outros".
Joe Biden também prometeu restabelecer a orientação instituída durante a administração de Obama que restauraria o acesso dos alunos transgêneros a esportes, banheiros e vestiários de acordo com sua identidade de gênero, conclui a CNN.