REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eeições EUA: Biden planeja ações executivas que desfazem as políticas de Trump 09 Novembro 2020

O presidente eleito Joe Biden prometeu reafirmar o papel de liderança dos Estados Unidos no cenário global por meio de uma série de ações executivas no primeiro dia que marcariam uma mudança drástica nas políticas do presidente Donald Trump .

Eeições EUA: Biden planeja ações executivas que desfazem as políticas de Trump

Segundo a CNN, agora que Biden derrotou Trump, sua equipe de transição está começando a transformar suas promessas de campanha em planos que ele pode implementar no início de sua presidência.

O primeiro foco de Biden é provavelmente a tomada de medidas para evitar o agravamento da pandemia de coronavírus . Ele deve nomear uma força-tarefa de 12 pessoas contra o coronavírus na segunda-feira, disseram duas fontes com conhecimento de seus planos. Biden também disse durante a campanha que falará com o Dr. Anthony Fauci, o maior especialista do governo em doenças infeciosas, antes de assumir o cargo.

Biden também está prestes a decretar uma série de ações executivas que desfazem muitas das ações de política externa de Trump e buscariam retornar rapidamente os Estados Unidos ao seu status no final do governo do ex-presidente Barack Obama, quatro anos antes.

Questionado sobre as ações que Biden tomará em seu primeiro dia no cargo, o assessor de campanha de Biden, Symone Sanders, disse no "Estado da União" da CNN no domingo que o presidente eleito "vai cumprir suas promessas" feitas durante a campanha.

Retonar ao acordo climático de París e desafios urgentes

CNN revelou que Biden prometeu repetidamente em seu primeiro dia de mandato se juntar ao acordo climático de Paris, um marco internacional para combater a mudança climática que Trump encerrou em 2017. Ele também disse que retornaria à Organização Mundial de Saúde, que Trump decidiu retirar deste ano .

Ambas as ações ressaltam uma grande diferença entre Biden e Trump: há muito tempo Biden acredita nas organizações multilaterais e nos pactos em que Trump desconfia.

Biden também disse que vai revogar a proibição de Trump de viajar de alguns países de maioria muçulmana e reinstaurar o programa Ação Adiada para Chegadas na Infância, que permite que "sonhadores" - imigrantes sem documentos que foram trazidos para os Estados Unidos quando crianças - permaneçam em o país.

O resultado da eleição - com os republicanos ainda detendo uma estreita maioria no Senado, embora os democratas ganhem o controle da câmara se vencerem o que poderia ser dois segundos turnos do Senado na Geórgia no início de janeiro - ressalta a dificuldade que Biden terá de ganhar vitórias legislativas, aumentando a importância das ações executivas de sua administração.

A equipe de transição montada por Biden está se preparando silenciosamente desde o Dia do Trabalho e intensificou suas atividades nas últimas semanas - incluindo o lançamento de um site e contas de mídia social no domingo, refere a CNN.

Avança que a conta do Twitter de transição, Biden-Harris tuitou que o novo governo assumirá os desafios "mais urgentes" enfrentados pela nação, listando "protegendo e preservando a saúde de nossa nação, renovando nossa oportunidade de sucesso, promovendo a igualdade racial e lutando contra a crise climática . "

Biden listou uma série de outras prioridades na campanha eleitoral e nas políticas que sua campanha divulgou durante as primárias e nas eleições gerais, incluindo abordar o racismo sistêmico, as mudanças climáticas e expandir as proteções para funcionários sindicais.

O sucessor de Danald Trump na Casa Branca prometeu tomar medidas para reformar o governo, incluindo expandir e transformar em lei uma promessa de ética instituída pela administração de Obama que trata de questões de lobby e também "qualquer influência imprópria ou inadequada de interesses pessoais, financeiros e outros".

Joe Biden também prometeu restabelecer a orientação instituída durante a administração de Obama que restauraria o acesso dos alunos transgêneros a esportes, banheiros e vestiários de acordo com sua identidade de gênero, conclui a CNN.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project