INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Bielorrússia: "Tortura geral" sobre detidos em protestos pacíficos — Tikhanovskaya no exílio incentiva manifestações e apela ao fim da violência 15 Agosto 2020

A comissão eleitoral bielorrussa anunciou hoje 6ªfª, 14 — 6º dia de protestos diários contra a "eleição fraudulenta" segundo a União Europeia e Estados Unidos — os resultados definitivos da eleição de domingo, 9: Lukashenko obteve 80,1% e Svetlana Tikhanovskaya 10,12%. Mas no seu primeiro pronunciamento desde o início da semana, a candidata exilada desde 3ª fª, após ter estado sete horas detida, afirma que ganhou por 60% a 70% e fez um apelo ao diálogo e pelo fim da violência que levou a polícia a "torturar" muitos dos 6.700 manifestantes pacíficos detidos.

Bielorrússia:

Os protestos em todo o país de 9,9 milhões de habitantes pedem novas eleições. Se ontem o presidente, no poder há 26 anos, justificava que as manifestações eram "de pessoas revoltadas com o desemprego" e prometia resolver a situação, hoje foram os trabalhadores que saíram à rua.

Trabalhadores da cidade de Grodno, na fronteira oeste. Operários da indústria automóvel na capital Minsk. Milhares juntaram-se em frente a edifícios governamentais a pedir novas eleições.

Os protestos têm sido diários desde que, na noite de domingo, Alexander Lukashenko anunciou ter vencido com mais de 80 por cento, com base em sondagens à boca das urnas. Esta é a primeira eleição bielorrussa "que apresentou uma candidatura de oposição real" ao até agora primeiro e único presidente da ex-República integrante da URSS.

Svetlana Tikhanovskaya está exilada na Lituânia desde 3ª fª, após ter estado sete horas detida na segunda-feira quando foi "registar uma reclamação pela fraude eleitoral". Num vídeo postado online, ela justificou que se exilava por causa de ameaças contra si e os dois filhos de 5 e 10 anos.

Fontes: BBC/Reuters/AP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project