ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Bilionária chinesa perde 53% da fortuna em 7 meses 29 Julho 2022

Yang Huiyan, a mulher mais rica da Ásia e acionista maioritária da gigante imobiliária Country Garden, viu a sua fortuna cair de $23,7bn para $11,3bn desde janeiro deste ano. A demanda está em 20%, dada a febril atividade imobiliária que constrói para uma procura que ainda está a menos de um quinto da oferta.

Bilionária chinesa perde 53% da fortuna em 7 meses

Yang Huiyan, de 40 anos, é dona de 57% da imobiliária Country Garden Holdings sediada em Foshan e com filiais em Hong Kong, Malásia e Singapura, por transferência do pai Yeung Kwok Keung em 2007. Nesse mesmo ano, a jovem Yang Huiyan que criou o ramo educacional Bright Scholar Education Holdings fez a sua entrada na bolsa novaiorquina, a New York Stock Exchange.

A Country Garden, líder até o ano passdo do top-3 das gigantes imobiliárias chinesas, está sediada em Foshan, cidade de 7,2 milhões na província de Guangdong/Cantão. A empresa fundada em 1992 pelo patriarca Yeung Kwok Keung continua na família Yeung, agora através de Huiyan, a sua irmã mais nova, Ziyang, e a tia Yang Meirong — que também estão na direção.

A crise que afeta o setor imobiliário na China — e que veio à tona há menos de um ano, com os incumprimentos da Evergrande (links infra) — não deixou de afetar a empresa familiar dos Yeung. A demanda está muito abaixo da procura: por cada 100 unidades construídas, em média apenas vendem 20!

Fontes: Forbes/AP/... Relacionado: Evergrande falha pagamento de juros da dívida — Governo vai intervir, 10.dez.021; Gigante chinês da construção, Evergrande incapaz de "pagar, integralmente, todas as suas dívidas", 26.set.021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project