INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Vacina anti-Covid: Pfizer entre 3 que têm já lucro de $65mil por minuto — AZ ainda sem lucro 28 Novembro 2021

As farmacêuticas BioNTech, Pfizer e Moderna atingem já lucros de $65mil por minuto. Segundo os relatórios partilhados pelas empresas, estima-se que as três em conjunto terão lucros, antes dos impostos, à volta de 29 mil milhões de euros em 2021. No entanto a AstraZeneca e a Johnson ainda continuam a produzir as vacinas anti-Covid sem fins lucrativos, o que pode mudar no próximo ano.

Vacina anti-Covid: Pfizer entre 3 que têm já lucro de $65mil por minuto — AZ ainda sem lucro

Só os lucros da Pfizer duplicaram nestes dez meses para 18,5 mil milhões de dólares graças às vacinas anti-Covid-19, segundo o referido relatório.

A AFP fez as contas, com base nos relatórios partilhados pelas empresas, e chegou à conclusão de que as três em conjunto terão lucros, antes dos impostos, à volta de 29 mil milhões de euros em 2021.

A anglo-sueca AstraZeneca, que produziu a vacina em parceria com a universidade de Oxford, comprometeu-se a fornecer as vacinas ao preço de custo pelo menos até julho de 2021, porém esse compromiso é perpétuo para os países de rendimento médio e baixo. A Johnson & Johnson também se comprometeu a fornecer as vacinas sem lucro durante a pandemia.

Países de baixo rendimento só têm 2% de vacinados

"É obsceno que apenas algumas empresas lucrem milhões de dólares a cada hora, enquanto apenas se vacinaram 2% das pessoas em países de baixo rendimento", indica um comunicado conjunto este mês da Aliança Africana e da Aliança de Vacinas dos Povos de África citado pelo britânico The Guardian.

Lucros de 9 novos bilionários

Os presidentes da Moderna, Stéphane Bancel, e da BioNTech, Ugur Sahin, são os líderes desta lista de novos bilionários. Para eles, a pandemia foi a sua janela de oportunidade como diz o jargão dos negócios.

Fontes: AFP/AP/CNN.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project