REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Biografias de Trump à lupa: "Mentiroso" segundo irmã e fez "proposta norte-coreana" a Sarah Sanders 05 Setembro 2020

A ex-porta-voz Sarah Sanders-Huckabee lança, na terça-feira, 8, o livro de que muito se fala desde junho, quando o ’New York Times’ publicou excertos sobre Bolton, de súbito caído em desgraça. Treze meses depois de deixar o cargo de confiança junto de Trump, a "fielíssima Sarah" lança a autobiografia "Speaking For My Self" (Falo por mim/ Porta-voz de Mim) que é já o terceiro livro desde julho com revelações "explosivas", entre elas a incrível reação de Trump ao piscar de olhos de Kim Jong-Un à porta-voz.

EUA: Biografias de Trump à lupa:

"No meio da constante batalha entre o presidente e a imprensa, senti-me muitas vezes como um soldado sem apoio na linha da frente", escreve Sanders na sua autobiografia "Speaking For My Self" [traduzível por: Falo por mim/ Porta-voz de Mim ].

A porta-voz, que na despedida recebeu rasgados elogios do presidente (EUA: Fielíssima Sanders deixa enfim Trump — Efeito do relatório Mueller, 14.jun.019), escreve como durante dois anos foi ela o alvo de "todos os que odeiam Trump". Os que "sem limites" a atacaram sobre "o meu carácter, o meu peso e aparência, até sobre a minha capacidade como mãe".

Mais um livro em menos de três meses sobre Trump, mas que se destaca por evitar o máximo as críticas a Donald Trump. Bem ao contrário dos livros do ex-assessor de segurança nacional John Bolton (EUA: ’Livro explosivo’ de John Bolton entrega "mentiroso" Trump "incompetente para o cargo" — Mas..., 19.jun.020) ou da sobrinha Mary Trump (Sobrinha do ’homem mais perigoso’: "Trump pagou para outro fazer a sua prova de admissão à universidade",10.jul.020).

Extratos do livro de Sarah Sanders Huckabee — que ambiciona vir um dia a ser governadora do Arkansas, tal como o pai Mike Sanders — surgiram já na imprensa.

Um deles narra a humilhação que ela sofreu quando os donos dum restaurante, que disseram estar a fazê-lo em nome da ética, recusaram-lhe a entrada. A imprensa escreveu sobre isso, situando o episódio no contexto próprio que foi a tão controversa medida de Trump de separar crianças e pais na fronteira com o México. Mas Sarah Sanders, que descreve o acontecido em seis páginas, deixou de fora o contexto.

Outro: a história que esta semana o britânico The Guardian destaca pelo inusitado.

No primeiro encontro entre Trump e Kim Jong-Un, em Singapura, em 2018, o líder norte-coreano terá olhado fixamente para Sarah Sanders e até chegou a "piscar-lhe o olho" enquanto discutiam desporto.

"Fizemos contacto visual direto e Kim acenou com a cabeça e pareceu piscar-me o olho. Fiquei atónita. Olhei rapidamente para baixo e continuei a tomar notas", escreveu.

"Tudo o que consegui pensar foi: ’O que é que acabou de acontecer?". Sarah Sanders narra que ainda tentou entender o piscar de olhos como um seria só "ele a olhar simplesmente" para ela.

No final, já a caminho do aeroporto, Sanders relatou o sucedido a Trump e ao seu então chefe de gabinete, John Kelly.

"Kim Jong-Un atirou-se a ti!"

Donald Trump reagiu de forma enfática :"Kim Jong-Un atirou-se a ti! Atirou-se! Ele atirou-se a ti, porra!"

Sarah Sanders disse então a Trump que não era isso que ela achava. Pediu ao presidente para parar com os gracejos.

Mas Trump, com Kelly a dar-lhe força, continuou: "Bem, Sarah, isso resolve o problema. Vais para a Coreia do Norte e ficamos em vantagem! O teu marido e os teus filhos vão sentir a tua falta, mas vais ser uma heroína para o teu país!"

"Mentiroso" segundo irmã

A irmã do presidente Donald Trump, Maryanne Trump Barry, de 81 anos, foi apanhada numa gravação a criticar o irmão oito anos mais novo como um homem "cruel", "sem princípios", "em quem não se pode confiar".

A gravação num total de quinze horas foi feita por Mary Trump, como parte da preparação para o livro que é a radiografia moral da dinastia Trump. Fontes: Referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project