Conforme notícias divulgadas pelo Correio da Manhã, David O’Connell foi morto a poucos quarteirões da Igreja Católica St. John Vianney, que faz parte da sua arquidiocese, em Hacienda Heights, uma comunidade a cerca de 30 quilómetros a leste do centro de Los Angeles.
De acordo com o Correio da Manhã, o suspeito foi preso e os otivos do homicídio estão a ser investigados
Este responsável da igreja católica foi encontrado por volta das 13:00 horas de sábado passado. "Os delegados do xerife foram chamados para aquela zona, segundo um relatório da emergência médica. As autoridades não disseram se o bispo foi o alvo do crime ou se a sua religião pode ter sido um fator", cita o CM.
De referir que O’Connell era padre há 45 anos e era natural da Irlanda, de acordo com o Angelus News, o veículo de notícias da Arquidiocese de Los Angeles, a maior do país. Em 2015, o Papa Francisco nomeou-o um dos vários bispos auxiliares da arquidiocese.
A mesma fonte anuncia que a vítima trabalhou no sul de Los Angeles durante anos e dedicou-se à intervenção de gangues, informou o Angelus News. Mais tarde, procurou mediar a paz entre os residentes e as autoridades após o violento protesto de 1992, após um júri ter absolvido quatro polícias brancos de LA do espancamento de Rodney King, um homem negro.
Quase duas décadas depois, O’Connell reuniu a comunidade de San Gabriel Valley para reconstruir uma missão, após um incêndio criminoso e, nos últimos anos, liderou os esforços católicos na região para apoiar crianças e famílias imigrantes da América Central.
"Centenas de fiéis e vizinhos vizinhos e paroquianos deixaram flores e velas e rezaram o rosário ao lado da fita da polícia em Hacienda Heights", cita a nossa fonte.