CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: 90 pessoas resgatadas com vida de uma Piroga que partiu da Gambia há 25 dias 15 Janeiro 2023

As autoridades caboverdianas resgataram com vida, noventa imigrantes clandestinos da Gâmbia, Serra Leoa, Senegal e Guiné-Bissau, e dois cadáveres que deram à costa neste sábado,14, numa piroga, no farol de Morro Negro, na zona Norte da Boa Vista.

Boa Vista: 90 pessoas resgatadas com vida de uma Piroga que partiu da Gambia há 25 dias

Segundo relatou o comandante da Polícia Nacional (PN) na ilha, o alerta foi dado por um faroleiro do Farol do Morro Negro, que se encontrava de serviço e que informou as autoridades sobre uma piroga com emigrantes clandestinos.

Conforme noticia a Inforpress, Evandro Sousa relatou que as autoridades se deslocaram ao local onde procederam ao desembarque das 90 pessoas que se encontravam na piroga, entre eles três mulheres, e dois adolescentes, um de 16 e outro de 14 anos, e dois óbitos do sexo masculino.

O mesmo garantiu ainda, que não conseguiram apurar todas as nacionalidades das pessoas que deram a costa na piroga, mas avançou que, este domingo pretendem dar continuidade ao trabalho para apurar estas informações e outros dados sobre os emigrantes, assim que estiverem melhor recuperados.

“A maioria ficou nas instalações do pavilhão Seixal e ainda não sabemos até quando. Vamos procurar um lugar melhor para os instalar sendo certo que é um processo que levará tempo para as entidades tomarem as decisões que tiverem que ser tomadas”, disse, acrescentando que por quanto a PN vai manter a segurança e criar condições juntamente com a Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) e outras entidades para que os emigrantes fiquem instalados com dignidade.

O delegado de saúde da Boa Vista, Elton Brito, assegurou que, das 90 pessoas há óbitos do sexo masculino, seis que requerem maiores cuidados devido ao estado de desidratação foram levados para ao centro de saúde onde se encontram internados.

Sobre os procedimentos médicos a ter com os mesmos, o responsável informou que, tanto os que ficaram instalados no Pavilhão Seixal como no centro de saúde, terão um seguimento diário, uma triagem médica, e tratarão de outra patologia de base que apresentarem.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project