Festival

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Actriz Irina Fonseca pede reflexão de “Tudo Junto Sepa Rado” que será apresentado no Mindelact 06 Novembro 2022

A actriz são-vicentina Irina Fonseca, que representará Boa Vista com “Tudo Junto Sepa Rado” na 28ª edição do festival Mindelact, pediu que se reflicta sobre a encenação que será apresentada hoje, em São Vicente.

Boa Vista: Actriz Irina Fonseca pede reflexão de “Tudo Junto Sepa Rado” que será apresentado no Mindelact

Irina Fonseca fez este apelo quando falava à Inforpress sobre a peça que será apresentada, às 19 horas, no palco 2, na ALAIM, em São Vicente, e no dia 13 de Novembro, no Centro Cultural Português (CCP – Praia), na ilha de Santiago, na extensão do Mindelact na cidade da Praia, em agenda na 28ª edição do festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact.

Este monólogo e drama “Tudo Junto e Sepa Rado” que estreou este ano, no Março – Mês do Teatro na ilha da Boa Vista, tem assinatura da escritora Lisa Rei que, escreveu a peça durante um concurso de dramaturgia, em São Vicente, a encenação é de Heranio Matias e a coreografia de Augustina Miranda.

A peça de teatro retrata três mulheres em que, a primeira sofre racismo e xenofobia, outra é vítima de Violência Baseada no Género (VBG) e a terceira é abandonada por não ser a mulher perfeita e, no culminar da história, as três mulheres acabam mortas.

“É uma peça muito dramática e forte, e vale a pena as pessoas irem vê-la para reflectir, porque retrata a nossa sociedade em que muitas mulheres passam, ou já passaram, por estas situações”, disse, e em tom de apelo repetiu que, aconselha a que se assista à peça com espírito crítico.

Apesar de já ter feito algumas apresentações no Mindelact, na sua ilha natal, São Vicente, Irina Fonseca disse que esta será uma experiência emocionante, que lhe deixa com a sensação de “friozinho na barriga”, e diferente por estar a representar outra ilha no Mindelact.

“Uma coisa é estar em São Vicente para apresentar uma peça de teatro, ainda mais quando se é dirigida pelo professor de teatro, outra coisa é estar noutra ilha a ser dirigida por outro encenador e depois ter de levar uma peça para a minha ilha natal”, afirmou.

Irina Fonseca reiterou que espera que, nas ilhas São Vicente e Santiago, as pessoas saiam das salas de teatro, não somente com a ideia de que foi uma encenação que as fizeram chorar ou rir, mas que lhes fazem reflectir e provocar mudança de pensamento em relação aos temas abordados em “Tudo Junto e Sepa Rado”. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project