SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Associação de Pescadores reúne-se para preparar encontro com ministro 08 Mar�o 2022

A Associação de Pescadores e Peixeiras da Boa Vista está satisfeita com a reunião para recolha dos constrangimentos ligados ao sector da pesca, cujo objectivo foi preparar-se para encontro com ministro do Mar, Abraão Vicente.

Boa Vista: Associação de Pescadores reúne-se para preparar encontro com ministro

O presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras da Boa Vista, Olavo Freire, fez hoje esta consideração à Inforpress, após reunir-se com a classe profissional da ilha em que se falou dos “problemas” que a comunidade piscatória enfrenta no dia-a-dia.

Entre estes, destacou o facto de ser necessária a requalificação da peixaria, a necessidade de uma unidade de frio com uma câmara fria operacional, um arrastador de botes, um lugar para reparação de motores e um estaleiro naval.

A classe profissional da ilha pedirá também acesso a linha de crédito para financiamento directamente para o sector, uma loja para compra de materiais, formação na área, aumento do número de inspectores marítimos e melhores informações meteorológicas.

Os homens e mulheres do sector da pesca reclamam ainda da burocracia, sobretudo na demora na cedência de licenças de pesca, e mencionam ainda “perseguição da Delegação da Capitania Marítima e de policiais”.

O presidente da associação fez “boa avaliação” do encontro, pela adesão dos associados e não associados, e assegurou que levará em nota ao ministro das pescas as preocupações apresentadas, a ver se conseguem resolvê-las, pois no seu entender “há muito que estes problemas se arrastam” na ilha da Boa Vista.

“Vou dar o máximo com a classe profissional na área das pescas para procurar soluções e levar as preocupações ao governante. Porque temos vários problemas a este nível e a ilha da Boa Vista está a precisar ao máximo de apoios para se ver se a ilha alavanca de maneira diferente”, prometeu.

O presidente da associação, que se considera um intermédio entre as pessoas ligadas ao mar e o ministro de Pescas, além de apelar a união da classe, pediu que se analise o facto de haver melhores condições piscatórias noutras ilhas, que, ao seu ver, já deram “grandes passos”, quando comparado com a ilha da Boa Vista.

“Boa Vista está no zero e precisa mais do que nunca de melhorias no sector de pesca, e não só as comunidades, todos precisam”, assegurou, pontuando que espera que, quando do encontro com o ministro do Mar, agendado para terça-feira, 8, o governante venha ter atenção aos problemas do sector na ilha, e que “volte a cara à Boa Vista”.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project