ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Associações e grupos juvenis mostram interesse em trabalhar em parceria com IDJ 07 Maio 2022

As associações sociais, comunitárias, desportivas e grupos juvenis da Boa Vista demonstraram, esta quinta-feira, 05, interesse em trabalhar em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) na resolução de desafios e concretização de projectos.

Este foi um dos temas mais abordados pelos grupos e associações durante uma conversa aberta que aconteceu no Centro de Arte e Cultura (CAC) que contou com a presença do presidente do IDJ, Frederico Mbassa, do vereador da Juventude e Desporto, Abel Ramos, e do director do desporto da autarquia local, Eldon Lopes.

Como trabalhar com o IDJ foi uma das preocupações apresentadas durante a conversa aberta, que era previsto ser com as associações comunitárias e grupos juvenis, mas temas relacionados na maioria com o sector do desporto acabou por dominar, tendo em conta que estiveram presentes associações e grupos desportivos.

O presidente do IDJ, Frederico Mbassa considerou esta abordagem “normal” e explicou que, a importância do sector do desporto a nível da juventude, justificou a criação do instituto com a pretensão de juntar os dois sectores que têm relevância na vida dos jovens e na envolvência dos mesmos na comunidade.

O presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Frederico Mbassa, atentou que sobrepôs neste encontro e que vai levar em conta a preocupação de como o IDJ pode trabalhar em conjunto e em parceria com as associações, e quais as respostas que as poderá dar.

“Há muita solicitação em termos de materiais, não só desportivos, mas também informáticos, de mais e melhor formações. Falou-se também na questão das infra-estruturas, quer físicas, quer digitais”, precisou sobre os pedidos das associações e grupos juvenis apresentados durante este encontro.

O dirigente explicou que o IDJ quer responder a estes pedidos, ressalvando, entretanto, que, se terá que daqui em diante ver quais os projectos que terão impactos positivos para que se possa mensurar os resultados dos mesmos na vida dos jovens.

Outro ponto abordado durante a conversa aberta pelas associações foi os apoios de várias ordens às escolas de iniciação desportiva, tendo Frederico Mbassa sublinhado que, há que olhar o futuro com uma análise no passado e que isto depende do que há na base.

“São subsistemas importantes, o desporto escolar e a escola de iniciação desportiva, em que há uma orientação clara da nossa tutela”, afirmou, afiançando que “se vai dar uma atenção especial à iniciação desportiva de forma a ter melhor prática, mais estruturada, melhores monitores e professores de educação física, formados e especializados para a contribuição na evolução do desporto”.

O dirigente realçou que, a evolução desportiva tem de partir da base não descurando nunca a parte federada e sénior, ao mesmo tempo que se tem de continuar a apoiar de forma correcta e fazer um investimento cada vez mais forte na base, frisando que, o desporto escolar e as escolas de iniciação desportiva serão um objectivo maior do Instituto do Desporto e Juventude (IDJ).

Outro tema discutido no encontro foram questões colocadas relacionadas com o consumo do álcool na camada juvenil.

Esta conversa aberta teve lugar no âmbito do programa do IV encontro nacional dos vereadores do Desporto e da Juventude que arrancou na terça-feira, 03, e está em agenda até sábado, 07, na ilha da Boa Vista.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project