CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Autarquia apresenta dados do primeiro Censo de burros e diz que a ilha tem 792 jumentos 30 Maio 2022

A Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) apresentou, no dia 26, o primeiro Censo de burros da ilha, com registo de 792 animais, tratando-se da primeira fase dum plano que se pretende desenvolver para resolver a problemática de asnos.

Boa Vista: Autarquia apresenta dados do primeiro Censo de burros e diz que a ilha tem 792 jumentos

Segundo a Inforpress, o relatório foi apresentado a parceiros, instituições e ONG deste projecto pela directora do Ambiente e Saneamento da autarquia, Jesemine da Graça, indicando que se trata do primeiro Censo do género realizado em Cabo Verde, tendo em conta que não há registo deste tipo de investigação no país.

“Estamos com uma certa pressão desta problemática, principalmente na cidade de Sal Rei, onde há invasão de burros que provocam acidentes rodoviários, derrubam contentores de lixo, entre outros constrangimentos que criam nas zonas agrícolas”, disse, explicando as razões de se criar este projecto que visa tomar medidas e resolver a problemática destes animais na ilha.

A responsável aclarou que este Censo se deve a contactos efectuados com instituições nacionais e internacionais com know how nesta matéria, que recomendaram que antes de se tomar qualquer medida definitiva e acertadas ter-se-ia de conhecer a população de burros da ilha.

O Censo, informou, registou 792 burros num processo que envolveu 75 voluntários, apoiados por 17 viaturas, divididos em 13 zonas da ilha, de várias instituições, ONG e a delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária, que engajaram neste trabalho considerado “um sucesso” pela autarquia.

Conforme ainda a Inforpress, Jasmine adiantou que a edilidade ficou de certa forma surpreendida com a número da população de burros na ilha, sendo que se tinha a ideia de que a quantidade poderia ser maior do que o registado pelo Censo, apontando que a população destes animais se concentram maioritariamente na zona norte e nordeste da ilha.

Por hora, a directora anunciou que o relatório do Censo e possíveis medidas que não são definitivas já foram socializadas com os parceiros, associações e instituições com alguma experiência na matéria, isto porque, segundo esclareceu, serão antes analisadas com os mesmos para se determinar as medidas assertivas, adequadas e certas para se resolver a problemática dos burros.

Das possíveis medidas, Jasemine Graça anunciou a dispersão controlada dos burros que estão concentrados perto da cidade e das zonas agrícolas para regiões que têm condições de sobrevivência, principalmente água e alimentação para estes animais.

A autarca falou ainda na possibilidade de exportação para outras ilhas, justificando que já houve contactos de outras regiões, solicitando o envio de burros, uma vez que ainda utilizam estes animais para trabalhos rurais.

Outra sugestão indicada pela mesma será, antes de tudo, a realização de estudos aprofundados da genética dos burros em parceria com universidades estrangeiras, destacando que o estudo será concretizado antes de se optar pela opção da castração de machos e exportação dos animais.

A responsável sublinhou, entretanto, que tudo será feito de forma controlada, isto porque, segundo revelou a directora, se previa a existência de 4000 burros em toda a ilha.

Entretanto, avançou que a autarquia já adquiriu 275 reflectores, no valor de cerca de 200 mil escudos, para colocar nos burros de forma a evitar acidentes rodoviários.

“Todos estes processos e decisões de possíveis medidas serão tomadas mediante opiniões técnicas”, ressaltou, adiantando que já se contactou parceiros locais e internacionais que demonstraram disponibilidade em contribuir com inputs para se chegar a medidas concretas a serem adoptadas para se resolver a problemática dos burros na ilha da Boa Vista, conclui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project