SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Autarquia assina memorando com RaçaKatau para implementação de um centro de dia de Rabil 31 Janeiro 2022

A Câmara Municipal da Boa Vista e o emigrante Amilton Spencer (Raça Katau) assinaram hoje um memorando de entendimento que estabelece as linhas gerais de cooperação para implementação de um centro de dia em Rabil.

Boa Vista: Autarquia assina memorando com RaçaKatau para implementação de um centro de dia de Rabil

No memorando rubricado hoje no Centro de Artes e Cultura (CAC) está estabelecido que a CMBV e o emigrante Amilton Silva, dono da marca RaçaKatau irão promover uma parceria para mobilizar recursos materiais e financeiros para implementar o Centro de Dia do Rabil através de promoção de atividades capazes de gerar contrapartidas para implementar o centro.

Com o memorando, as duas partes pretendem coordenar as doações da comunidade cabo-verdiana residente nos Estados Unidos no âmbito da implementação do centro, intercâmbio de informações e de publicações, desenvolvimento de ações capazes de gerar benefício social para o Município, entre outras ações de interesse comum.

Ainda neste acordo de cooperação, a Câmara Municipal da Boa Vista compromete-se, entre outras responsabilidades, a fornecer o projecto arquitectónico e a lista de equipamentos necessários, disponibilizar instalações para actividades de divulgação dos produtos RaçaKatau e colocar a marca no Centro de Dia.

No acto de assinatura do memorando, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, disse que a autarquia, desde o início que começou a tratar deste assunto abraçou esta causa, sendo que se tratava de um emigrante que livremente quer colaborar com a sua ilha natal.

“Aceitamos e hoje preocupamos e procuramos criar condições para que Amilton Silva individualmente apadrinhasse um centro de dia em Rabil, na sua zona, um lugar de acolhimento para os mais idosos conviverem”, afirmou, enaltecendo este acto como um “gesto bonito de apoiar o município, de ver para idosos, crianças e jovens”.

Ainda sobre esta parceria o edil referiu que espelha o amor que Amilton Silva sente pela ilha natal e pela sua localidade de Rabil, pelo que sublinhou que a câmara louva esta postura, espírito empreendedor e característica de um homem cabo-verdiano lá fora com pensamento em Cabo Verde.

Amilton Silva, radicado nos Estados Unidos e dono da marca RaçaKatau, considerou o dia especial, uma vez que o memorando foi rubricado na Boa Vista, onde nasceu a história que originou o nome da marca que é registrada nos Estados Unidos da América e em Cabo Verde.

“Esta é uma boa oportunidade para mostrar que há cabo-verdianos sonhadores na diáspora, e eu sou um daqueles que acaba por representar, eu e outros sonhadores na diáspora e dentro de Cabo Verde”, afirmou, destacando que Raça Katau é a representação da cultura cabo-verdiana.

Para Amilton Silva, a assinatura do memorando foi só um início para demonstrar a Cabo Verde o que está por vir, confiante de que com a ajuda e apoio de Cabo Verde as pessoas poderão obter e vestir peças de Raçakatau para mostrar ao mundo a cultura, a tradição e a morabeza do país.

“Este é um sonho realizado, um sonho dentro de outro sonho. Estou a vivê-lo e vou continuar a trabalhar para mostrar mais força e espero inspirar outras pessoas para seguirem a mesma jornada”, concluiu. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project