EXPOSIÇÕES

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Câmara Municipal realiza feira de artesanato para comemorar Dia da África 22 Maio 2021

A Câmara Municipal da Boa Vista realiza a partir deste sábado,22, uma feira de artesanato das diversas associações e comunidades africanas residentes na ilha para comemorar o dia de África, que se celebra a 25 de Maio.

Boa Vista: Câmara Municipal  realiza feira de artesanato para comemorar Dia da África

A partir de hoje até terça-feira, 25, quem passar pela zona da antiga alfândega, na cidade de Sal Rei, terá a oportunidade de ver e comprar produtos artesanais expostos por emigrantes da comunidade africana residente na ilha da Boa Vista.

Em declarações à Inforpress, a vereadora da emigração da Câmara Municipal da Boa Vista, Fabienne Oliveira, explicou que a edilidade tinha em agenda várias actividades e mesmo com as restrições, devido à covid-19, não se podia deixar de comemorar tão importante data para o continente africano.

“Esta actividade é uma forma de fazer com que a comunidade africana na ilha da Boa Vista se sinta integrada e parte da nossa sociedade”, referiu.

A responsável do pelouro da emigração observou que a pandemia da covid-19 fez com que os emigrantes enfrentassem uma fraca venda dos seus produtos artesanais e, como consequência, enfrentam dificuldades económicas, pelo que considerou que “a feira justifica-se também como uma forma de lhes dar um certo amparo com a oportunidade de venderem os seus produtos durante os quatro dias”.

A vereadora disse desejar que “haja uma boa adesão de pessoas e que, mais do que expor e divulgar, os expositores vendam os seus produtos para terem algum lucro, além de momentos de convivência e confraternização que poderão partilhar durante a feira”.

O dia 25 de Maio é consagrado Dia da África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização da Unidade Africana (OUA), em Addis Abeba, na Etiópia, com o objectivo de defender e emancipar o continente africano.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de Maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África.

Em 2002 a OUA foi transformada em União Africana (UA), mas a celebração da data manteve-se.

O 25 de Maio é comemorado em vários países do continente africano, assim como em todo o mundo. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project