CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Câmara entrega casas reabilitadas e inaugura iluminação pública em Bofareira e Norte 24 Junho 2021

A Câmara Municipal de Boa Vista entregou quatro casas reabilitadas, inaugurou iluminação na praça de Bofareira e entregou outras cinco habitações requalificadas na zona norte, onde procedeu ainda à inauguração de luz eléctrica na Rua Direita.

Boa Vista: Câmara entrega casas reabilitadas e inaugura iluminação pública em Bofareira e Norte

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, disse na ocasião que estes projectos das casas, que contemplam entre outras melhorias introdução de vigas, cobertura com betão, reboques, casas de banho, cozinha e pintura, foram concebidos para dar às pessoas “mais conforto, mais dignidade e direito a uma habitação condigna”.

Na ocasião, Mendonça mencionou a emoção da sua equipa camarária, quando sentiu a alegria das pessoas ao receberam as suas casas, sendo que estes demonstraram que estavam à espera que esse dia chegasse.

Para o autarca, é “gratificante” como responsáveis público, que trabalham em prol dos cidadãos, conseguir reabilitar casas de pessoas que relataram que antes chegaram a fazer três pedidos diferentes de ajuda neste sentido, mas que estavam confiantes que “à terceira seria de vez”.

É que, conforme contou, havia pessoas que se encontravam “em sufoco” residindo em “más condições”, ou em casas de familiares à espera, com cinco ou seis anos para verem as suas residências reabilitadas ou a conclusão de obras inacabadas.

Indicou, inclusive, que havia casos de pessoas que corriam risco, devido à insegurança e por causa do estado das casas onde viviam.

Por isso, Cláudio Mendonça declarou que estas pessoas estavam a ser injustiçadas e que havia necessidade de dar conforto às mesmas, levando-as para as suas moradias para que se sentissem agradadas.

Isto porque, segundo elucidou o autarca, “a vida é curta e há que vivenciá-la na sua plenitude”, e que isto terá que ser dentro da própria casa, “num lar e ambiente em que se sente confortável”.

Sobre o valor total destes projectos, Cláudio Mendonça disse que cada casa teve o seu montante disponibilizado, conforme a necessidade de obras, indicando que os orçamentos para as reabilitações variaram entre 300 e 400 contos, e que houve caos que “ultrapassaram mil contos ou mais”.

Apontou como exemplo uma casa em João Galego, que foi “praticamente reconstruída de raiz”, uma outra em que houve a necessidade de fazer um acesso por causa de mobilidade da dona e outras ainda em que foi necessário fazer a cobertura de betão, estas últimas com um custo maior.

A câmara da Boa Vista inaugurou ainda a iluminação pública na Rua Direita e a requalificação da Cruz de Santa Cruz, em João Galego, no Norte, e a população de Bofareira viu inaugurada também a luz eléctrica na praça da zona.

A câmara procedeu ainda do programa à entrega de 17 diplomas do workshop de cestaria, que decorria desde o dia 9, no âmbito das festas de município. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project