Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Candidatos garantem "grandes" investimentos na educação 11 Abril 2021

Os concorrentes às legislaturas de 18 de abril pelo círculo eleitoral da Boa Vista, afirmam que a ilha tem passado por “situações complicadas” a nível da educação, com a falta de uma infraestrutura adequada para o liceu e ausência de casas de banhos em algumas escolas. Todos os cabeças-de-listas apresentam um conjunto de propostas que, segundo esses, "vão melhorar a qualidade do ensino na ilha e oferecer mais oportunidades à camada jovem".

Boa Vista: Candidatos garantem

MPD promete construir uma escola de raiz

A cabeça de lista do Movimento para a Democracia (MPD) pelo círculo eleitoral da Boa Vista, Elisabete Évora, que hoje visitou o Bairro de Boa Esperança, sublinha que a ilha sofre com "muitas fragilidades" a nível da educação e promete, por outro lado, se vencer as legislaturas de 18 de abril, investir “fortemente” neste sector.

“A nossa proposta vem no sentido de adotar as escolas de condições. Temos escolas as quais precisam de pequenos trabalhos para o melhoramento da estrutura e também a nível sanitário. Há escolas que não têm casas de banhos...", aponta Évora.

É neste sentido que o partido, quer adotar medidas alternativas, como construir casas de banhos em todas as escolas que não as tenham, construir uma escola básica na zona de Boa Esperança, melhorar as condições do liceu de Boa Vista e construir um liceu de raiz.

A cabeça-de-lista dos ventoinhas promete ainda aposta na juventude, com a garantia, ainda de acesso à formação profissional, com o intuito de capacitar esses jovens "para serem empreendedores".

Partido Popular salienta situação "complicada" do liceu da Boa Vista e promete construir um liceu de raiz

Já o Partido Popular, liderado por Sérgio Corrá, que esteve hoje nas zonas norte da ilha- João Galego, Fundo das Figueiras e Cabeça de Tarafe, afirma que a situação do liceu da Boa Vista é “muito complicada” e que a ilha carece da construção de um liceu de raiz, “melhorando assim o ensino na ilha”, daí que esta será uma das prioridades do PP para aquele círculo eleitoral.

Em acréscimo, Corrá define a necessidade de se conseguir fundos para melhorar o sistema da educação na ilha "e para isso, nós vamos apostar na reforma do sistema fiscal para arrecadar mais dinheiro”, enfatizou.

Ainda como forma de cortar nas despesas e aumentar as verbas destinadas à educação, o candidato do PP sugere a eliminação dos ministérios da Agricultura, do Desporto, da Cultura e das Pescas e transferir os recursos para as Câmaras Municipais.

PAICV reforça necessidade de apostar na educação e na juventude

Da mesma forma, Walter Évora, cabeça-de-lista do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) reforça a necessidade de apostar no sector da educação e na importância de oferecer “mais” oportunidades à camada jovem.

Nesta perspetiva, aquele partido promete levar o ensino superior para a ilha da Boa Vista, investir na formação técnico-profissional na ilha, construir uma escola de raiz na localidade de Rabil, concluir as obras do liceu “iniciadas durante a Governação do PAICV, mas que não foi concluída com o atual Governo”.

Neste domingo, 10, a comitiva dos tambarinas esteve em contatos porta-a-porta com o eleitorado da zona de Sal Rei, em companhia da presidente do partido, Janira Hoffer Almada.

Até ao fecho desta edição, o jornal não conseguiu entrar em contacto com nenhum elemento da lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) para abordar o tema da educação na ilha da Boa Vista.

Entretanto, o Asemanaonline sabe que a UCID esteve este domingo, 11, em atividades porta-a-porta com o eleitorado de Sal Rei, mais precisamente com as comunidades das zonas piscatória da Praia de Diante e Riba d´Ólt , onde reforçou, a necessidade de criar condições e desenvolver melhor o sector das pescas na ilha.

Ainda em Sal Rei - no bairro da Boa Esperança, a lista encabeçada por José Rui Lima levou as suas ideias sobre a “problemática ligada à habitação” - com a “falta de saneamento e iluminação pública.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project