NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Chuva fala mantenha 29 Julho 2009

A Boa Vista acordou hoje com terra molhada. Chove sem parar desde o início da manhã desta quarta-feira. Um sinal verde para o arranque d´azáguas, que na ilha só começa depois que caem as primeiras chuvas. Na zona do Norte os agricultores já preparam os grãos e as enxadas para as sementeiras.

Boa Vista: Chuva fala mantenha

Este ano a chuva falou mantenha um pouco mais cedo na ilha da Boa Vista. No ano passado, a chuva abençoou a ilha, depois de mais de sete anos sem que a população visse cair do céu sequer uma gota de água. Os agricultores acreditam que vai este ano vai ser também de boas azáguas.

Com as chuvas do ano passado, a ilha ficou mais auto-suficiente no que toca a vegetais, frutas e legumes, antes importados quase na totalidade da cidade da Praia. Durante todo o ano findo, todas as segundas, quartas e sextas chegavam em abundância do Norte cenouras, couves, tomates e frutas como melão e melancia.

Se a chuva representou fartura em 2008, também revelou as vulnerabilidades da ilha. A zona da Barraca foi a que mais sofreu. Várias casas foram inundadas, deixando algumas famílias desabrigadas e forçando-as a dormir em casas de vizinhos e amigos. Electrodomésticos e outros bens ficaram totalmente destruídos. Mais, a zona tem péssimas condições sanitárias, o que torna a população mais vulnerável à propagação de doenças como cólera e diarreia.

Porém, mesmo com todos os problemas por que a Boa Vista passou no ano passado, ainda nenhum programa de prevenção ou de sensibilização foi anunciado pelas autoridades para a presente época das chuvas. E porque tarde é melhor do que nunca, agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar junto das populações mais vulneráveis para, quanto mais não seja, despistar as doenças.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project