AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Cláudio Mendonça (PAICV) apresenta plataforma eleitoral com forte aposta na economia local 20 Outubro 2020

A candidatura do PAICV à Câmara da Boa Vista, encabeçada por Cláudio Filipe Mendonça às eleições de 25 deste mês, definiu três grandes eixos de intervenção para a ilha na legislatura de 2020-2024: a economia local, o capital humano e infraestruturação municipal.

Boa Vista: Cláudio Mendonça (PAICV) apresenta plataforma eleitoral com forte aposta na economia local

Com o lema “Boavista merece mais”, a plataforma eleitoral da candidatura do PAICV, assenta em três eixos estratégicos, que vão alavancar o desenvolvimento social e económico da ilha da Boa Vista. Na economia local, a candidatura quer dar enfoque no sector das pescas, na agricultura, na pecuária, no turismo, nos transportes, no comércio, serviços e indústria. No capital humano, a aposta é na educação, na saúde, no ensino superior, no desporto, na cultura, na formação profissional/emprego, na juventude, na coesão social e na terceira idade. Já no tocante à infra-estruturação, a equipa tambarina pretende dar uma atenção especial ao problema da habitação, à acessibilidade, ao ordenamento de território, saneamento, ao ambiente, à comunicação e novas tecnologias.

Em relação à saúde, Cláudio tenciona, em parceria com a Delegacia de Saúde, reabilitar e equipar as Unidades Sanitárias de Base (USB) em todos os povoados, apoiar a Delegacia de Saúde na aquisição de novos aparelhos, tanto de diagnóstico, como de AUTOCLAVE; criar um cadastro social das famílias para apoio aos idosos na aquisição de medicamentos, lutar pela melhoria das condições de saúde na ilha reivindicando um Hospital e médicos especializados, adquirir uma ambulância para a Zona Norte e apoiar a formação e capacitação dos agentes sanitários.

O documento destaca, por outro lado, que a candidatura do PAICV vai ainda focar na educação e no ensino superior, onde pretendem criar um Gabinete de apoio a Estudantes, subsidiar os alunos de Norte no pagamento de transporte para a Escola Secundária da Boa Vista, apoiar na manutenção dos estabelecimentos escolares, apoiar os estabelecimentos de ensino na aquisição das TIC, apoiar os recém-formados e construir, construir uma Escola de Formação Profissional orientada preferencialmente para o turismo, agro-pecuária, pesca, línguas e artes recreativas.

O concorrente dos tambarinas pretende ainda implementar nas várias localidades da ilha projeto diversos: ativar a empresa Municipal de Recolha e Tratamento do Lixo, incluir os Espaços Verdes no PDM ao nível dos planos detalhados, resolver o problema dos cães vadios, criar parques de campismo e de passeio, construção da rede de esgoto e desativar as fossas céticas, providenciar a construção do aterro municipal, adotar e implementar um Plano de Limpeza das Zonas Balneares, colocar contentores e ecopontos nas zonas balneares, requalificar a Praia Diante, antigamente chamada Praia da Bela Vista.

A nível da economia, quer dar atenção especial ao sector das pesca , ao apoio à agricultura familiar e de pecuária e à indústria Vai ainda dinamizar a produção local do queijo com “selo de qualidade”, ajudar criadores na produção de pasto para o gado junto dos furos nas zonas de pastagem, construir currais nas zonas de pastagem, reabilitar os abrigos dos pescadores (casas de repouso) nas Praias de Derrubado e Esgata e construir um abrigo de pescadores em Porto Ferreira.

Mas as propostas da plataforma da lista do PAICV não ficam por aí. Cláudio Mendonça prioriza também os valores no domínio do turismo, com vamos projetos que a candidatura promete realizar caso vença as eleições: Apostar na promoção de pequenas unidade hoteleiras como residências, pensões, Guest House e pequenos hotéis; estimular a criação de um serviço de transporte turístico, promover o turismo interno, apostando no turismo residencial e formar e capacitar os guias turísticos.

Segundo o documento, a cultura e o desporto também são dois eixos que merecem a atenção da plataforma programática do PAICV. No plano cultural, a candidatura de Cláudio Mendonça pretende trabalhar para a criação de uma banda municipal, reativar a biblioteca municipal, implementar o festival Internacional da Morna, criar a casa da Morna e reabilitação da Escola de Olaria do Rabil. A nível do desporto, pretende criar um Parque Desportivo em Sal-Rei e um Conselho Municipal do Desporto.

O programa governativo da candidatura dos tambarinas defende ainda que é necessário criar condições a nível da política social e habitacional e para isso diversos projetos estão em mente: Disponibilizar as casas do programa CPT (Casa para todos) aos cidadãos com problemas de habitabilidade, reavaliar o valor das rendas sociais das habitações classe a do programa Casa Para Todos e habitação. Intervir, recuperar e tomar medidas sobre as casas que se encontram em estado de degradação, em concertação com os respetivos proprietários.

Quanto à região norte da ilha, a candidatura de Cláudio Filipe Mendonça promete para os próximos quatro anos garantir o acesso a água canalizada e para a agricultura em todas as zonas, a construção, junto com o Governo, da estrada para chegar à região.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project