AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Delegação do MAA estranha demarcação da Câmara Municipal do plano de controle de cães vadios 27 Fevereiro 2022

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) estranhou hoje que a Câmara Municipal da Boa Vista se tenha demarcado do plano de implementação do controlo de cães vadios na ilha.

Boa Vista: Delegação do MAA estranha demarcação da Câmara Municipal do plano de controle de cães vadios

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) estranhou que a Câmara Municipal da Boa Vista se tenha demarcado do plano de implementação do controlo de cães vadios na ilha.

Em conferência de imprensa na sexta-feira, Xisto Batista afirmou que a sua estranheza tem a ver com o facto de a Câmara Municipal da Boa Vista fazer parte do projecto.

Segundo a Inforpress, Xisto Baptista reagia na sequência de um comunicado publicado na rede social da Câmara Municipal da Boa Vista, onde consta que chegou ao conhecimento da edilidade, através de publicações nas redes sociais, que está em curso uma campanha de assassinato de cães através do processo de envenenamento.

Na mesma publicação, a câmara municipal informa que não tem qualquer responsabilidade neste processo e que esta campanha é dirigida pela Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, na Boa Vista.

O delegado da MAA, Xisto Baptista, explicou que, à semelhança das demais ilhas, o plano para controle de cães vadios que têm vindo a matar o gado contou com o envolvimento da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) que tem conhecimento do mesmo desde o início de todo o processo.

“Neste sentido causa estranheza à delegação do Ministério de Agricultura e Ambiente a demarcação da Câmara Municipal da Boa Vista deste processo cujo papel é importante na manutenção da salubridade ambiental”, afirmou, frisando que a delegação reuniu-se algumas vezes com a CMBV, tendo sido apresentado à edilidade o plano e os respectivos objectivos.

Acrescenta a mesma fonte que o responsável do MAA na Boa Vista reiterou que este projecto foi socializado com as várias organizações, e que desde o mês de Outubro todas as instituições com responsabilidades neste plano tiveram conhecimento sobre a sua implementação.

Sobre a implementação do referido plano, Xisto Baptista confirmou que é colocado veneno nos campos de pastagem para ver se se consegue controlar os ataques de cães vadios que são frequentes a rebanhos inteiros, que tem como consequência um impacto negativo na economia das pessoas que vivem da pecuária.

Para isto, indicou que a delegação do Ministério de Agricultura e Ambiente conta com o total apoio e engajamento dos criadores da ilha e o envolvimento das várias instituições públicas, nomeadamente, a Delegacia de Saúde, a Polícia Nacional (PN), as Organizações não Governamentais (ONG) e a sociedade civil.

“O Ministério da Agricultura e Ambiente tranquiliza as populações sobre a implementação do plano operacional de combate aos cães vadios, salvaguardando o respeito com a condição humana e animal”, observou o delegado do MAA citado pela Inforpress.

Posição da Câmara Muncipal

No seu post nas redes sociais, a autarquia local mencionou que tem apostado na sensibilização face à gestão ética da população canina visando encontrar soluções eficazes e eficientes para pôr cobro à problemática dos cães na ilha e que se mantém contra qualquer tipo de violência, conscientes de que a sensibilização, o registo e a castração mostra-se o melhor caminho a seguir.

A edilidade apelou, na mesma publicação, ao bom senso da população em geral e aconselha os munícipes a cuidarem dos seus animais.

“Assim, lamentamos que esta campanha da Delegação do MAA esteja a prejudicar as comunidades e declaramos disponíveis para tudo fazer, dentro das nossas atribuições e competências, e caso necessário, em parceria com a delegação e autoridades sanitárias no sentido de minimizar eventuais danos para a saúde pública que os cães mortos estejam a provocar na vida das pessoas e nos seus afazeres quotidianos”, diz, segundo a Inforpress, a Câmara Municipal da Boa Vista na sua página do facebook.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project