ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Documentário “Tarturismo” exibido na ilha no Dia Internacional das Tartarugas Marinhas 18 Junho 2022

O autor e realizador Mário Cabral apresentou quinta-feira, 16, em estreia, na ilha da Boa Vista, o documentário “Tarturismo”, que visa a promoção do turismo na ilha versus proteção das tartarugas marinhas.

Boa Vista: Documentário “Tarturismo” exibido na ilha no Dia Internacional das Tartarugas Marinhas

O documentário já tina sido exibido este ano na Amostra Internacional de Filmes do Atlântico, na Cidade da Praia, e no o quarto festival de cinema Amazônia del Plata, na Argentina, agora foi a vez da apresentação ao público boa-vistense, no Dia Internacional das Tartarugas Marinhas.

“Para nós é um orgulho esta estreia na ilha da Boa Vista porque sempre foi esta a ideia que tinha sido adiada por causa da pandemia”, afirmou à Inforpress o produtor Mário Cabral, que adiantou que, futuramente, o documentário será exibido junto das comunidades da ilha.

Sobre “Tarturismo”, de 52 minutos, que demonstra o trabalho de preservação e conservação das tartarugas da ONG Bios.CV durante o período 2015/2017, o produtor disse que desde então houve muitas mudanças na preservação, tratamento e equipamentos utilizados, mas, assegurou, entretanto, que, apesar das mudanças, ainda existem muitos dos problemas em ligados ao turismo.

Isto porque, segundo analisou, “Tarturismo” é um filme que, ao contrário do que inicialmente se previa, demonstra que é possível a coabitação entre o turismo e o trabalho de preservação do animal marinho, que pode ser um atrativo para turistas desde de que feito de forma correcta.

“Este filme versa sobre a preservação ambiental e turismo. Tem este título por causa da conciliação de tartaruga e turismo, algo antes julgado por muitos como impossível”, reiterou, indicando que as imagens da desova das tartarugas foram capturadas em 2015 e as filmagens do período de eclosão dos ninhos ocorreram em 2017.

Mário Cabral descreveu o documentário como “pedagógico e de sensibilização” e que oi mesmo já se encontra inscrito em vários festivais internacionais de cinema.

Foi produzido em Inglês para poder captar o interesse destas plataformas de exibição de filmes, ao mesmo que a ideia é fazer divulgação ou oferta na rede social twiter a comunidade educativa para ajudar a promover a questão da preservação das tartarugas marinhas.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project