O edil boa-vistense fez esta declaração na entrevista que concedeu em exclusivo a este diário digital, tendo avançado ainda o ponto de situação desta obra.
Calduio Mendona fez questão de realçar que a situação das obras do Largo de Santa Isabel resume-se, neste momento, no seguinte. «O processo de financiamento concedido à Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM) foi reativado com aval do Estado, depois de muitas voltas e voltinhas. Ou seja, tivemos o aval do Estado em setembro do ano passado, foi, no entanto, desembolsada a primeira tranche e algumas faturas. Dada a situação creditícia da Sociedade junto à Banca (CECV), que encontrava-se em situação de irregularidade e com moratórias vencidas, não foi possível dar seguimento ao financiamento da obra até o início de agosto deste ano. No início da semana passada, recebemos a notícia da reativação do crédito de 220 mil contos inicialmente concedido à Sociedade em setembro do ano passado. Neste momento, as faturas pagas pela Câmara Municipal da Boa Vista ao empreiteiro CFS (Construções Figueiredo e Soares) já foram desembolsadas pela SDTIBM», destacou
Segunda mesma fonte, a partir deste momento as obras vão dar a sua continuidade com financiamento da Sociedade pela via do crédito com aval do Estado. «O contrato inicial foi de 174.787.450$00. Considerando os erros e as omissões, este valor aumentou para 194.468.000$00. Estamos a analisar a revisão dos preços, considerando a guerra na Ucrânia e os efeitos da pandemia de Covid19, que certamente provocarão o aumento do referido montante», conclui o autarca boa-vistense, para quem a obra ficará concluida antes do final do seu mandato.
De recordar que a obra do Largo da Praça de Santa Isabel está em curso desde 2020. O projeto devia ter sido executado em 10 meses, mas não o foi devido a várias interrupções.