ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Líder da JPAI alerta para precariedade laboral e falta de transporte público na ilha 27 Novembro 2019

A ilha de Boa Vista enfrenta uma precariedade laboral grave e um elevado défit no tocante ao transporte público interno neste momento. A constatação é da liderança da Juventude do PAICV, que esteve de visita a esta ilha no último fim-de-semana.

Boa Vista: Líder da JPAI alerta para precariedade laboral e falta de transporte público na ilha

«A ilha tem um grande défice de transporte público interno. Segundo os jovens na ilha a escassez e os preços altíssimos praticados pelos transportes atuais disponíveis dificultam e muito a locomoção no dia-a-dia. Os baixos rendimentos desses jovens não permitem o acesso regular dos transportes na ilha, ocasionado muitos problemas e sobretudo a dependência dos transportes do sector hoteleiro, onde a maioria trabalha, nos horários pré-estabelecidas», destaca o presidente da organização.

Segundo Fidel Cardoso de Pina, muitos jovens trabalhadores ficam, por vezes, muitas horas à espera do transporte do serviço para os levar para casa, mesmo depois de terem terminado o seu dia de trabalho.

Para a mesma fonte, a problemática da precariedade laboral na ilha é uma realidade, cujo impato é muito sentido no mercado local de trabalho. « Essa problemática deverá será amplamente debatida e de forma séria por todos os atores políticos e sociais, pois afeta sobretudo os jovens, condicionando o seu futuro, os seus projetos de vida e contribuindo significativamente para que muitos jovens vivam em condições de grande precariedade».

Face ao quadro descrito, a JPAI desafia o Governo e a Câmara Municipal da Boa Vista a fazerem uma verdadeira análise da situação do mercado do trabalho na ilha e dos seus efeitos nas famílias. «Recentemente foi criado o Instituto de Turismo com polos na Praia, Sal e São Vicente. Sendo a Boavista o segundo maior mercado turístico do país (apenas ficando atrás do sal), perguntamos porque que não foi contemplado uma representação para a Boavista? Por outro lado, não podemos pensar em empreendedorismo e jovens empreendedores com a problemática dos transportes públicos internos e a falta de políticas por parte da Câmara Municipal da Boa Vista e do Governo para fomentar e alavancar o empreendedorismo na ilha da Boavista».

Fala de água para agricultura e criação de animais e turismo

Segundo ainda o líder da JPAI, os jovens agricultores e criadores de gado na zona norte da Boa Vista reclamam da falta de água e pedem a intervenção do Governo para resolver este problema. «Dizem gozar de força de vontade, capacidade de trabalho, mas infelizmente não têm nenhum apoio, quer para resolver a problemática da escassez de água, quer para empreenderem num negócio próprio, no sector primário, sentindo-se completamente abandonados».

Fidel Cardoso de Pina alerta ainda a Câmara Municipal da Boavista e o Governo que os jovens da ilha não conseguem aceder às oportunidades de negócios, sobretudo no sector turismo. «Neste sentido, é preciso menos discursos, menos promessas, menos workshops e palestras, mas sim mais ações concretas por parte dessas autoridades que farão com que os jovens da ilha tenham realmente a oportunidade de serem empreendedores», conclui a líder da juventude tambarina depois da sua recente visita à ilha das Dunas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project