AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Mais de 30 baleias-piloto deram à costa na praia da Varandinha 08 Setembro 2018

Mais de 30 baleias-piloto deram à costa, esta sexta-feira, na praia da Varandinha, na ilha da Boa Vista. Algumas delas foram encontradas sem vida, de acordo com informações avançadas pelos agentes afectos à Polícia Marítima que estiveram no local.

Boa Vista: Mais de 30 baleias-piloto deram à costa  na praia da Varandinha

Segundo testemunhas oculares, o caso despertou a atenção dos ambientalistas, das autoridades e de alguns turistas que, mesmo estando esses mamíferos marinhos mortos, foram vê-los e matar um pouco da curiosidade.

A polícia foi, segundo a Inforpress, accionada por um dos organizadores de uma excursão de mais de uma centena de turistas realizada hoje à praia de Varandinha, que constatou a saída de dezenas de baleias-piloto (golfinhos).

Chegando ao local, um dos agentes assegurou, de acordo com a mesma fonte, que o número das que ficaram no mar era superior às que deram à costa, totalizando mais de 60 baleias-piloto no local.

Com excepção das 12 baleias-piloto que acabaram por falecer, 08 na areia e 04 no mar, as restantes foram devolvidas ao mar, com ajuda dos guias turísticos e dos turistas.

As quatro baleias-piloto que morreram no mar foram jogadas a quatro milhas da praia de Varandinha e as oito restantes foram deixadas na areia para serem enterradas pelas autoridades competentes, seja pela delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente ou pela câmara municipal.

Entretanto, ainda não se sabe o motivo que levou aqueles mamíferos a darem à costa, mas o certo é que uma equipa de especialista estará ainda esta semana na Boa Vista, para fazer o estudo do caso, revela Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project