NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Ministro da Cultura entrega chaves da Capela reabilitada em Povoação Velha 12 Mar�o 2022

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, entregou hoje à Igreja Católica as chaves da capela de Nossa Senhora da Conceição reabilitada, em Povoação Velha, um investimento de cerca de 4.800 contos.

Boa Vista: Ministro da Cultura entrega chaves da Capela reabilitada em Povoação Velha

Segundo descreve a Inforpress, a capela da Imaculada Conceição, um edifício histórico construído por volta de 1822, em honra à Mãe de Deus, popularmente conhecida por Grejóna, recebeu obras de requalificação no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA) levada a cabo pelo Governo de Cabo Verde, orçadas em cerca de 4.800 contos.

“É uma honra neste dia tão simbólico para a ilha da Boa Vista. Não reabilitamos apenas o edifício histórico patrimonial e religioso, reabilitamos a alma do lugar, do sítio e da Povoação”, afirmou Abraão Vicente, durante a cerimónia pública.

O ministro referiu ao impacto que sentiu quando constatou a degradação do edifício causada pelo furacão Fred em 2015 e o descontentamento popular, bem como a vontade da sua construção.

Daí que, para ele, não se trata somente de uma reestruturação para colocação de cimento, pintura, admitindo ver no restauro a capacidade de reconhecer aquilo que toca a alma e a essência das pessoas de uma localidade como a de Povoação Velha, considerando-a, “especial”.

Conforme aclarou, este tipo de reabilitações de valor patrimonial acompanha a história de Cabo Verde tanto para os católicos como para os que não o são, sublinhando que se trata não somente de uma acto de fé, mas sim da reconstituição da alma de uma nação.

Segundo a mesma fonte, Abraão Vicente disse ainda que espera que a entrega seja para a população de Povoação Velha um sinal de esperança e de paciência e se venha a celebrar muitos casamentos, batizados na estrutura religiosa reconstruída das ruínas.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), Cláudio Mendonça, considerou o dia especial para a população de Povoação Velha e para a ilha da Boa Vista.

“Já era o momento esperado e a população, a câmara e os munícipes agradecem ao Governo de Cabo Verde pela visão, pela atitude e pela forma de ver as coisas. Esta igreja tem um significado especial pela população de Povoação Velha e para o país”, disse, enaltecendo a intervenção, “ em boa hora”, na sua melhoria, para a satisfação das gentes da localidade.

Já o padre Manuel Évora, que leu a mensagem do Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, que não pôde estar presente na cerimónia, manifestou satisfação em receber as chaves da Capela dedicada à Mãe do Céu, Imaculada Conceição, observando ser uma igreja pequena em dimensão, mas com um enorme valor religioso e patrimonial.

“Orgulho não só das gentes de Boa Vista, mas de Cabo Verde que sentimos herdeiros de um legado cultural, artístico e espiritual”, sublinhou o padre na mensagem em que o Bispo frisou os esforços de todos que entregaram por esta causa e disponibilizaram meios técnicos e financeiros para reabilitar o edifício.

Segundo o sacerdote citado pela Inforpress, o Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, pediu às pessoas da comunidade que cuidem bem, estimem, zelem e preservem este tesouro que hoje é restituído depois de renovado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project