Esta informação foi assegurada à Inforpress pela representante do Projeto Tartaruga Boa Vista, Samira Vieira, uma das parceiras da Câmara Municipal da Boa Vista para realizar este projecto que alia atividade física, preservação e ambiental com destaque para conservação das tartarugas marinhas.
A III edição, à semelhança do ano passado, terá cinco etapas, percorrendo um total de 125 quilómetros pelo litoral da ilha da Boa Vista, sendo a primeira etapa agendada para hoje com partida da cidade de Sal Rei para Ponta de Atlanta e destino Derrubado.
“Esperamos grande adesão de turistas e emigrantes em férias para participar no Boa Vista a Andar – Rota das Tartarugas”, afirmou, almejando assegurar um dos objetivos do projeto que além de prática da atividade física, apreciação da beleza natural da ilha da Boa Vista é sensibilizar as pessoas para preservação e conservação das tartarugas marinhas, animais que se encontram no período de desova.
E para atingir este desiderato de aumentar o número de participantes, quer turistas e nacionais, de forma a transformar este projeto um produto turístico, Samira Vieira informou que para a sua divulgação criou-se uma página do projeto no faceboock, e instagram.
Neste sentido indicou que a divulgação tem sido na sua maioria nas páginas das redes sociais, e que a organização tem feito contactos com agências de viagens, e hotéis para tentar envolver os turistas no Boa Vista a Andar – Rota das Tartarugas.
“Já temos alguns turistas já inscritos para esta edição, mas esperamos que até sábado, ao início da primeira etapa, e nas outras etapas desta terceira edição, bem como para as próximas edições possamos ter maior número de inscritos estrangeiros, emigrantes e também nacionais”, perspetivou.
Nesta linha de divulgação, e dado ao “sucesso” verificado na adesão de participantes nas edições anteriores, Samira Vieira acredita que, cada vez, haverá maior adesão de pessoas que estão mais engajadas e preocupadas com o meio ambiente e preservação da tartaruga marinha.
E quanto ao ‘feedback’ e resultados da parte de sensibilização e preservação ambiental, a mesma fonte afiançou que tem surtido este efeito, visto que, conforme disse, se nota a mudança no comportamento das pessoas, sobretudo na diminuição de apanha e captura de tartarugas marinhas, algo que se verificava antigamente em maior número.
“Peço para que as pessoas façam a inscrição porque com certeza será uma aventura em que para além de aprender sobre o animal marinho terão a oportunidade de conhecer a ilha da Boa Vista”, concluiu.
Quanto às restantes fases, a segunda etapa acontece nos dias 11 e 12 de Agosto (Derrubado-Praia das Gatas e Porto Ferreira), a terceira etapa está no calendário para 25 e 26 de Agosto (Porto Ferreira-Ervatão- João Barrosa), a quarta marcada nos dias 8 e 9 de Setembro (Ervatão-Curral Velho-Santa Mônica), e a quinta etapa acontecerá nos dias 22 e 23 de Setembro (Santa Mónica-Morro de Areia- Sal Rei).
A Semana com Inforpress