ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: PR felicita boa-vistenses pelo Dia do Município e faz votos que a ilha recupere a sua “pujança económica” 04 Julho 2021

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, endereçou hoje felicitações aos boa-vistenses pela passagem do Dia do Município da ilha, fazendo votos que as suas “gentes humildes e de grande tenacidade” recuperem o mais rapidamente possível a normalidade.

Boa Vista: PR felicita boa-vistenses pelo Dia do Município e faz votos que a ilha recupere a sua “pujança económica”

Na mensagem, citada pela Inforpress, o Chefe de Estado disse que é com alegria e profundo espírito de solidariedade e afecto que se dirige a todos os boavistenses, neste dia “tão especial para o município”.

“Alegria por mais um aniversário do seu Dia do Município, naturalmente, e pelo exemplo de coragem demonstrado ao longo deste ano terrível que afectou toda a sua população, em consequência da pandemia da Covid 19”, lê-se na mensagem, em que o PR também relembrou que há um ano Cabo Verde, precisamente na ilha da Boa Vista, se conhecia os primeiros casos e óbitos resultantes da pandemia, dada a sua vocação turística e procura por estrangeiros.

O Chefe de Estado referiu que o país assistiu à convulsão e à ansiedade que atingiu os profissionais deste sector e as suas populações, em geral, e às transformações sociais e consequências para a sua economia, e que afectou todo o Cabo Verde.

Para Jorge Carlos Fonseca, foram “longos anos de incerteza”, embora ainda se esteja longe da normalidade, considerando que os sinais de evolução são “francamente positivos”, tendo os piores momentos nos quais, referiu, tudo indica terem sido ultrapassados.

Segundo a mesma fonte, o Presidente da República considera como medida fundamental para a recuperação da economia local e de todo o país, a vacinação maciça em curso, dos profissionais ligados ao sector do hotelaria e turismo.

“A Boa Vista está, assim, na linha da frente do reerguer do sector turístico em Cabo Verde e da abertura do país ao regresso dos turistas e à dinamização dos vários sectores ligados directa ou indirectamente a este sector importante da actividade económica”, escreveu o Chefe de Estado.

O Presidente da Republica faz votos para que as “gentes humildes e de grande tenacidade” da ilha da Boa Vista recuperem o mais rapidamente possível à sua normalidade, e que a “pujança” da sua economia volte a ser uma realidade.

Conforme o Presidente da República, ao longo da história de Cabo Verde a ilha tem ocupado um espaço de grande importância na economia das ilhas, através das navegações transoceânicas, da exportação do sal, do gado, das peles, do queijo, da carne de chacina, dos cavalos, da cerâmica destacando-se como espaço de comércio internacional.

“Esta é a terra de capitães e armadores, e de músicos que haveriam de criar a morna, adaptando o landum e ficado famosa pelas suas cantadeiras, como a célebre Maria Bárbara”, referiu, desejando um feliz dia do município para todos os boavistenses e seus dirigentes e eleitos municipais, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project