CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Presidente da câmara enaltece ajuda dos emigrantes na pandemia e pede engajamento de todos 15 Agosto 2021

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista enalteceu hoje o apoio dos emigrantes aos familiares neste contexto pandémico e pediu “o contínuo engajamento e colaboração” dos mesmos para o desenvolvimento da ilha da Boa Vista.

Boa Vista: Presidente da câmara enaltece ajuda dos emigrantes na pandemia e pede engajamento de todos

Cláudio Mendonça fez esta afirmação quando falava num encontro promovido pela autarquia para socializar o estatuto especial dos emigrantes que se encontram de férias na ilha da Boa Vista, evento que decorreu no Centro de Artes e Cultura (CAC), em Sal Rei.

Conforme a mesma fonte, foi com honra que se organizou o evento enquadrado na semana do emigrante, depois de dois anos sem se ver emigrantes na ilha, pelo que se manifestou satisfeito pelas notícias da chegada de aviões a Boa Vista com emigrantes para “matar as saudades” e visitar os familiares.

“Entendemos que estar próximo dos emigrantes é uma condição essencial, porque consideramos que são actores fundamentais para o processo de desenvolvimento de qualquer município, em especial o de Boa Vista que têm vindo a contribuir para o avanço da ilha”, disse Cláudio Mendonça, enaltecendo o contributo destes para o “fortalecimento da economia” através de investimento no País.

Tendo em conta o contexto pandémico que se vive de momento, com impacto em todos os sectores económicos, nomeadamente nas famílias cabo-verdianas, atingindo igualmente os emigrantes, o presidente da câmara destacou o facto de estes nunca deixarem de apoiar os parentes que se encontram em Cabo Verde.

“Estiveram sempre preocupados e vemos isso na estatística pois, apesar da pandemia, a remessa dos imigrantes não registou grande queda, porque as pessoas continuaram a apoiar as famílias que estão cá ou que sofreram algum problema”, concretizou o autarca.

Diante disto, conforme Cláudio Mendonça, os emigrantes mantiveram a preocupação para com os familiares que perderam emprego e rendimentos, adicionado ao agravante de a Boa Vista estar há quatro anos sem chuvas.

Relembrou que ainda continua a luta contra a covid-19, ao mesmo que reiterou a responsabilidade de todos para minimizar o impacto da doença na vida social e na economia do País.

Ainda sobre a estadia dos que emigram a procura de vida melhor noutras paragens do mundo, o presidente da câmara municipal manifestou-se satisfeito com “algum movimento económico” que já se faz sentir com as compras dos emigrantes para, por exemplo, efectuar alguma remodelação nas suas residências.

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista mostrou-se disponível para diálogo com os emigrantes, desejando-os boas férias na esperança de que no próximo ano o período de descanso e lazer venha a ser sem covid-19 e sem máscaras para que se possa ver os sorrisos de todos em encontros do género. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project