A informação foi avançada pela vereadora da Cultura, Nádia Santos, que falava da agenda da quinta edição da Semana da Morna, actividade realizada todos os anos pela Câmara Municipal da Boa Vista, com o propósito de preservar este género musical e valorizá-lo enquanto património mundial.
“Este ano homenageamos dois grandes músicos e da cultura da Boa Vista, Pancrácio Tomar e Noel Fortes, que têm dado grande contributo pela cultura da ilha e a nível nacional como para a Associação de Músicos da Boa Vista”, explicou.
“Do programa, temos em agenda o palco descentralizado da morna em que a ideia é descentralizar as actividades e levar a morna para todos os povoados”, disse, precisando que a agenda teve início na sexta-feira com morna ao final do dia, no norte da ilha, em João Galego.
E para a terça-feira, a vereadora adiantou que haverá tarde da morna e poesia em Boa Ventura, na localidade de Rabil, e na quarta-feira, será a vez da zona de Estância de Baixo, onde além de se entoar a morna na Praça daquela localidade haverá a apresentação do projecto Casa da Morna.
Outro ponto da agenda da Semana da Morna, que é novidade deste ano, é a serenata morna instrumental marcada para quinta-feira, no pátio do Centro da Arte e Cultura (CAC).
“Mega serenata nas ruas de Sal-Rei em que queremos levar a morna em percurso pelas ruas da cidade. Isto faremos com a participação de todos que vão cantar e tocar em palcos descentralizados nas localidades, durante a semana”, informou, sob a promessa de término “em grande” da Semana da Morna com o festival da morna na Praia d´Diante.
“Esperamos ter participação de pessoas, que os músicos participem em massa e que tenhamos a semana recheada de morna e de boa convivência entre todos”, pontuou.
A Semana com Inforpress