A informação foi avançada na página de rede social do Ministério do Mar (MM) que deu a conhecer que, “segundo informações do centro conjunto de busca e salvamento, as buscas por pistas dos três pescadores que saíram da ilha da Boa Vista na embarcação Stephane, no dia 13, em direção à ilha do Sal, foram suspensas, por falta de indícios”, revela a Inforpress.
O Ministério do Mar revelou que “o Centro de Busca que efetuou buscas desde o dia 14 informou que , não dispõe e não encontrou nenhum indício suficiente, o menor que fosse para orientar e justificar o esforço das buscas, que de momento encontram-se suspensas”.
No entanto, as autoridades marítimas explicam que, “o Centro de Busca continua alertando os navios que transitam na zona de responsabilidade SAR para se manterem em alerta na possibilidade de se avistar indícios ou a própria embarcação”.
Na mesma nota online consta que “foi igualmente partilhada a informação com o MRCC Natal (Brasil) no sentido de efetuarem alerta semelhante aos navios que navegam nas suas águas”.
Conforme inda a Inforpress, o Ministério do Mar deu ainda a conhecer que reforçou o alerta aos armadores, proprietários, patrões e pescadores, para o cumprimento das normas de segurança, nomeadamente as de interdições de saída para o mar das embarcações devido ao estado do tempo, emitidos pelo Instituto Marítimo Portuário (IMP).
Lê-se também na página online do Ministério do Mar que, que com vista a diminuir os riscos associados a acidentes marítimos, o Governo de Cabo Verde já iniciou o processo de distribuição de kits de segurança, sejam para o pescador, para as embarcações, nomeadamente, coletes salva vidas, refletores de radares, GPS, manta térmica, sinais luminosos, e rádio de comunicação VHF, conclui a fonte referida.