NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Tocador de violão Pedro Magala homenageado em noite musical “Sol d´nha violão” 24 Junho 2022

O tocador de violão boa-vistense Pedro Mangala foi homenageado na noite de quinta-feira, durante o evento “Sol d´nha violão”, em João Galego, Boa Vista, onde a autarquia entregou-lhe um troféu de reconhecimento do seu contributo à cultura cabo-verdiana.

Boa Vista: Tocador de violão Pedro Magala homenageado em noite musical “Sol d´nha violão”

Enquadrado nas festividades da festa de São João Batista, a zona de João Galego acolheu entre outras actividades desportivas e tradicionais, que culminou numa noite de música e teatro para homenagear Pedro Magala.

O homenageado, sentado numa cadeira e com a serenidade que o caracteriza, dedilhou algumas notas no seu violão que fez o público apreciar as sonoridades da música tradicional cabo-verdiana.

“Sinto-me feliz por esta grande homenagem. Agora desejo saúde e vida, mas sinto-me satisfeito com esta iniciativa”, afirmou Magala que aos 75 anos concretizou o sonho de uma vida com o lançamento de “Bordão de nha violão”.

Entretanto, o músico adiantou que tem em carteira outros temas que já poderiam ter sido gravados num outro trabalho discográfico, mas que devido à pandemia ainda não conseguiu concretizar.

“Tenho ideia de um colocar no mercado com o apoio da câmara e do Ministério de Cultura, creio que este dia vai chegar”, perspectivou, lamentando, entretanto, o desinteresse dos jovens em aprender para dar continuidade à música e cultura cabo-verdiana de tocar violão.

Observou que a música é um “grande valor” da cultura cabo-verdiana, daí que reiterou que gostaria de ainda conseguir passar aos jovens este conhecimento.

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista justificou a homenagem pelo facto de Pedro Magala ser uma “figura conhecida a nível nacional e internacional”, um homem que “tocou, fez música, e pertenceu a grandes grupos da cultura cabo-verdiana”.

“Sendo uma figura nativa desta ilha quisemos reconhecer o contributo cultural que deu a Boa Vista e ao país”, disse Cláudio Mendonça, enaltecendo que não poderia haver outra forma de homenagear Pedro Magala senão durante um evento musical, sobretudo em festa de São João Batista, em João Galego, na localidade onde vive.

O autarca destacou esta homenagem em vida para reconhecer o contributo de Magala e cultivar nos mais jovens a importância de dar continuidade aos ensinamentos de violão, pois “é preciso marcar o que existe, perpetuá-lo para o futuro, demonstrando que fazem parte dos valores da vida”.

A semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project