Os dois homens do desporto nacional e, particularmente do basquetebol, estiveram hoje no liceu da ilha, onde iniciaram conversas motivacionais com alunos, actividade que será repetida na sexta-feira de manhã, no mesmo estabelecimento escolar, para no período da tarde cumprirem o mesmo programa na Escola Mercedes.
O evento enquadra-se na programação da edilidade local para comemorar o Dia Nacional do Desporto, que se assinala no segundo domingo de Novembro, 12.
Conforme o director do desporto da Câmara Municipal da Boa Vista, Eldon Lopes, a edilidade local decidiu formular este convite às duas figuras do desporto e do basquetebol “tendo em vista, juntamente com outros dirigentes, activar a modalidade desportiva que de momento está inativa na ilha”.
Em declarações à imprensa após a primeira conversa motivacional que aconteceu no liceu, o treinador da seleção de basquetebol de Cabo Verde, Miguel Trovoada, agradeceu pelo convite que considera ser um desafio.
“Estivemos aqui hoje na escola secundária e muitos deles gostam de basquetebol, já sabiam meu nome, muitos deles acordam às 6:00 da manhã para ver os nossos jogos”, disse, salientando que isto significa que o “bichinho” do desporto e do basquetebol está nestes jovens e que cabe agora a todos incentivar e criar condições para que desenvolvam esta capacidade desportiva.
A presença de boavistenses no basquetebol, de jogadores da seleção, como Dudu que passou pelo Pantera, e investimentos feitos pela câmara municipal no desporto, foram apontados por Miguel Trovoada como condições e motivações para a prática do basquetebol na Boa Vista.
E por isso, o treinador nacional de basquetebol reiterou que cabe agora a todos incentivar e motivar para que os jovens possam fazer o que gostam, para fortalecerem esta capacidade desportiva, e contribuir para o desenvolvimento da modalidade.
Já o capitão da seleção nacional de basquetebol, Fidel Mendonça, disse que foi uma honra ter recebido o convite da autarquia.
“Trata-se também de um reconhecimento para seleção que foi ao Mundial e pela importância do impacto que isto teve na comunidade, como forma de demonstração de resiliência e inspiração para todos os cabo-verdianos”, salientou.
E com a palestra motivacional proferida no liceu da ilha, em que contaram os seus percursos desportivos até chegar ao mundial, Fidel Mendonça espera que isto venha a impactar igualmente na vida futura dos alunos, e que sirva de alguma forma para os inspirar e leva-los a acreditar nos seus sonhos. A Semana com Lusa