NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista lança SOS: Socorro contra cães vadios que dizimam gados na ilha 21 Julho 2020

Boa Vista está a viver uma situação crítica neste momento com os cães vazios que andam a dizimar gados, sobretudo caprino. O presidente da Câmara Municipal, José Luís Santos, pede “socorro” ao Governo, a fim de se adoptar medidas para ajudar os criadores da ilha a combater aos ataques frequentes de cães vadios aos seus rebanhos.

Boa Vista lança SOS: Socorro contra cães vadios que dizimam gados na ilha

Conforme a estação Boa Vista no AR, os pastores do norte da ilha, sobretudo de caprino, estão revoltados com o aumento exponencial de ataques de cães vadios aos seus animais, traduzidos em perdas consideráveis. Cita, como exemplo, que há pastores com a perda de mais de 40 cabeças de cabras numa só noite.

Diante desta grave situação, o autarca reconhece que o cenário é crítico e preocupante, realçando que a aflição, o desânimo e o desespero já se apoderaram dos criadores de gados, perante a crescente “onda” de ataque de cães vadios aos seus animais.

Para José Luís Santos, trata-se de um assunto delicado, cuja preocupação foi manifestada recentemente ao Governo, no sentido de junto com o poder local, encontrar uma solução urgente para salvar os animais domésticos na Boa Vista.

Conforme adiantou, nos últimos dias, assistiu-se a uma mortandade massiva dos caprinos, tornando-se ainda mais preocupante, o ataque de cães aos homens que tentam proteger os seus animais.

“Os homens deixaram de dormir em casa, para poder proteger os seus animais em cerco e o pior é que estão a ser atacados pelos cães vadios”, alertou.

Uso de carne de animais mortos e risco para saúde pública

Entretanto, o edil denunciou que a “lei da sobrevivência” tem prevalecido, levando algumas pessoas a comercializar a carne de animais que foram dizimados pelos cães, colocando em risco a saúde pública.

“Peço ao Governo que juntamente com a Câmara Municipal e criadores de gados, que tracemos urgentemente um plano para acudir esta classe”, defendeu o Presidente da Câmara.

Para o autarca, a sobrevivência de muitas famílias ficará em causa, se medidas emergentes não forem programadas, para fazer face aos ataques de cães vadios.

Segundo ainda a Boa Vista no Ar, a edilidade manifesta a sua solidariedade para com os criadores de gados, asseverando que vai reforçar as diligências ajudar a salvar os seus animais. Foto: Página João Galego

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project