BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boavista: Autoridades cabo-verdianas prometem requalificar Bairro da Boa Esperança 31 Mar�o 2018

Classificada em 2011 como prioritária, a requalificação do Bairro da Boa Esperança, na ilha da Boavista, continua em projecto, mas o Governo aprovou recentemente 3,2 milhões de euros de investimento e assegura que as obras arrancam brevemente.

Boavista: Autoridades cabo-verdianas prometem requalificar Bairro da Boa Esperança

O bairro cresceu, ao longo de mais de 20 anos, de forma ilegal e desordenada, com a chegada de trabalhadores para a construção dos hotéis e para responder às necessidades crescentes de mão-de-obra do sector turístico da ilha das dunas.

Dividido entre uma zona de barracas, que será demolida, e outra de construções ilegais, que será reabilitada, a requalificação do bairro, onde residirão dois terços da população da ilha (entre nove e dez mil pessoas), prevê a construção de arruamentos, sistemas de esgotos, água e electricidade, cita a Agência Lusa, acrescentando que o Governo garantiu que as obras arrancarão em breve.

De referir que o Governo cabo-verdiano aprovou em Conselho de Ministros uma verba na ordem dos 352 mil contos (cerca de 3,2 milhões de euros) para avançar com a infra-estruturação de uma zona ao lado do bairro que será, posteriormente, loteada para o realojamento de parte dos habitantes.

Um outro conjunto de habitantes será realojado no empreendimento "Casa para Todos", do qual 300 habitações foram já transferidas pelo Governo para a Câmara da Boavista, mas que, segundo disse à agência Lusa o seu presidente José Luís Santos, não será suficiente. Contudo, o autarca disse ter já proposto ao Governo receber todas as 784 habitações do empreendimento.

Requalificação e queixa na ARAP

Sabe-se que as autoridades já fizeram um levantamento para saber quantas famílias habitam as barracas do bairro da Boa Esperança, mas José Luís Santos escusa-se de avançar os dados dos realojamentos necessários, adiantando que o número está sempre a crescer.

Os concursos para a expansão e requalificação do bairro, também conhecido como Chã de Salinas, foram já concluídos, mas fonte do Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação garantiu à agência Lusa que foram contestados junto da Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), decorrendo o período de esclarecimentos.

Além das obras no bairro “Boa Esperança”, estão igualmente projectadas para a ilha, obras de saneamento e de requalificação de algumas estradas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project