DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boavista Futebol Clube da Praia tem novo emblema 22 Novembro 2019

A partir de agora, o Boavista Futebol Clube da Praia passa a ter novo emblema, que visa fixar uma identidade própria da equipa axadrezada, e que posiciona e diferencia o clube dos demais “Boavistas”.Contudo, preserva e mantém os traços-chaves tradicionais que caraterizam o Pantera Negra e o Xadrez.

Boavista Futebol Clube da Praia tem novo emblema

Relativamente ao emblema, pode-se verificar que existem várias filiais que adotaram o símbolo original do Boavista FC (PT) como escudo, o que dificulta o processo de diferenciação entre os clubes, especialmente no ambiente da internet onde se constata uma sociedade cada vez mais digital.

Conforme a direção, este novo Emblema do Clube visa fixar uma identidade própria do Boavista Futebol Clube da Praia, que o posiciona e diferencia dos demais “Boavistas”, contudo preserva e mantém os traços-chaves tradicionais que caracterizam o clube axadrezado: o Pantera Negra e o Xadrez.

“O novo emblema também colmata lacunas a nível gráfico da marca, usando duas cores (preto e dourado) ao invés de quatro como o anterior. Graficamente é um logotipo minimalista, facilmente identificável, aprazível visualmente e que respeita os padrões gráficos no que diz respeito à adaptabilidade e flexibilidade”, argumenta

Como forma de descrever e descodificar os elementos do novo Emblema, a Direção do Clube alega que as quatro estrelas representam os quatro campeonatos nacionais conquistados. “Este é um elemento variável do logo, podendo ser alterado consoante as conquistas”; A grafia “BOAVISTA FC PRAIA”, que grava no símbolo o orgulho em representar Cabo Verde, com sede na cidade da Praia. “Isso distingue de qualquer outro Boavista já no símbolo”; O Dourado é a cor que substitui o amarelo, adotado a propósito das comemorações dos 75 anos do Clube. “Entretanto estipulada definitivamente como a cor alternativa do Clube”; O axadrezado, ícone histórico e permanente do Clube; e a Pantera Negra, mascote histórico do clube.

“Surge assim, uma nova imagem para o Boavista Futebol Clube da Praia, com uma identidade, própria, moderna, vibrante e acolhedora. Imagem que espera-se ser acompanhada de títulos e conquistas para o Axadrezado da Capital de Cabo Verde”, assegura a Direção.

Percurso do Clube

Recorde-se que o Boavista FC da Praia é um clube “histórico”, com 80 anos de “gloriosa” existência, coroados com conquistas que o levaram ao topo do desporto nacional. No seu percurso enquanto Clube, várias foram as personalidades que passaram pelo Boavista FC da Praia. De se destacar que um dos nomes mais sonantes e que brilhou nos seus quadros é o de Amílcar Cabral. Aliás, este que rebatizou a agremiação com o nome de Boavista Futebol Clube da Praia.

Outra “grande” figura, agora do desporto mundial, que prestigiou a camisola da equipa foi, nada mais nada menos, o Pantera Negra, Eusébio, que jogou pelo Boavista FC da Praia num torneio internacional.

“O Boavista Clube da Praia orgulha-se em ser uma das primeiras, quiçá a primeira, filiais do Boavista FC de Portugal, tendo herdado deste Clube-referência, a maioria dos símbolos, equipamentos, bandeiras, usos, costumes e Emblema”, conclui.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project