REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Bolívia: Evo Morales regressa do exílio em triunfo — Dirigiu vitória do novo PR 11 Novembro 2020

Onze meses depois de ser obrigado a deixar a presidência da Bolívia e exilar-se na Argentina, Evo Morales já está de regresso ao seu país onde entrou pela fronteira com a Argentina na cidade boliviana de Villazón, onde uma larga multidão o festejou (foto). O regresso acontece após a vitória de Luis Arce, há quatro semanas, que Morales saudou como "Regresso da Democracia".

Bolívia: Evo Morales regressa do exílio em triunfo — Dirigiu vitória do novo PR

No momento de saída da Argentina — onde estava desde 12 de dezembro último, após a sua saída da Bolívia, um mês antes —, Morales contou com a presença do Presidente Alberto Fernández, que se despediu dele antes da passagem para a Bolívia.

Em territótio natal, Morales vai avançando em caravana e deter-se-á em Chimoré, onde se iniciou na política. Daí conta prosseguir, na quarta-feira, 11 rumo à capital, La Paz.

Evo Morales tinha sido declarado vencedor das eleições de outubro de 2019, para um quarto mandato consecutivo, mas os resultados foram posteriormente anulados, no meio de denúncias de fraude, que ele sempre negou.

Morales regressa agora acompanhado de Álvaro García Linera, que foi seu vice-presidente durante os seus quase 14 anos no poder, e de vários ex-ministros que o seguiram no exílio (foto).

O ex-presidente está de volta à Bolívia depois de ter dirigido do exílio a campanha eleitoral do MAS-Movimento de Ação Socialista. Vencedor das eleições gerais, no mês passado, com uma maioria de votos (55,1%), o partido regressa ao poder com Luis Arce como presidente.

Além disso, a justiça boliviana retirou há dias um mandado de prisão contra o ex-presidente, num dos processos judiciais iniciados a pedido do anterior Governo provisório de Jeanine Áñez. Contudo, vários processos ainda estão em aberto. Fontes: EFE/El País.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project