LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Bolsonaro cancela encontros com Marcelo que "terá reunião com o Lula" 03 Julho 2022

O presidente Bolsonaro cancelou o almoço de segunda-feira e toda a programação agendada entre os dois presidentes, porque, afirmou, Marcelo Rebelo de Sousa "teria uma reunião com o Lula [da Silva]", na residência oficial do Cônsul-Geral de São Paulo, no domingo de manhã.

Bolsonaro cancela encontros com Marcelo que

"Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação" de segunda-feira 4, afirmou o presidente Bolsonaro à CNN Brasil na tarde de sexta-feira, 01 sobre a agenda com o homólogo português.

O desconvite dá-se precisamente porque o presidente Marcelo teria na véspera, domingo 3, uma reunião com o adversário de Bolsonaro na corrida presidencial de outubro próximo. Isto mesmo admitiu o presidente Bolsonaro.

Por seu lado o presidente português , antes de embarcar na sexta à noite num voo especial da TAP, desdramatizou o caso.

"A vida é feita de coisas simples, vou ao Rio [de Janeiro] celebrar o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul [por Gago Coutinho e Sacadura Cabral], vou à 26.ª Bienal Internacional do Livro em que o país convidado é Portugal. Esta era a minha agenda. Mas não houve hipótese de o presidente ir à Bienal", começou por dizer Marcelo, para acrescentar: "Quem convida para almoçar é que sabe em que termos. Se o senhor presidente entende que não pode, não é oportuno, entendo. Ele saberá se quer ou não manter o convite. Em Portugal temos a frase de não nos fazermos convidados onde não somos convidados".

Com Lula falar sobre Ucrânia

Marcelo garante que parte para o Brasil "com a mesma disposição para reunir", porque "há questões políticas, como a Ucrânia, que Portugal e Brasil devem falar".

Garante: "Parto para o Brasil com o mesmo programa que tinha em mente. Independentemente do que acontecer, não melindra as relações de Portugal", acrescentou, reconhecendo que quer falar sobre as relações entre os dois países com Lula da Silva.

Fontes: Globo/DN.pt. Foto: O "encontro de irmãos" em Brasília em agosto de 2021 não se repete neste dia 4-7.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project