LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Bolsonaro lança ’Aliança pelo Brasil’ partido ainda sem legalizar 25 Novembro 2019

A 1ª Convenção Nacional do Aliança pelo Brasil, de extrema-direita, teve lugar em Brasília na quinta-feira, 21, com a participação do seu presidente Jair Bolsonaro, vice-presidente Flávio Bolsonaro e "muitos apoiantes". Mas para legalizar o novo partido são precisas quinhentas mil assinaturas que Bolsonaro espera ser autorizado a recolher por meio eletrónico, a tempo de participar nas eleições de 2020.

Bolsonaro lança ’Aliança pelo Brasil’ partido ainda sem legalizar

"O partido nasce hoje", anunciou o presidente Bolsonaro no ato que decorreu num hotel da capital federal e contou com a participação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de parlamentares, lideranças políticas, empresários e apoiantes.

Segundo Agência Brasil, a cerimónia de lançamento, foram lidos o programa e estatutos do novel partido, que a imprensa brasileira qualifica de "100% bolsonarista", já que na sua criação estão Bolsonaro e os três filhos.

Num discurso de menos de meia hora, Bolsonaro avançou que fará uma seleção de "pessoas que estejam realmente comprometidas com o futuro do Brasil" para assumirem as presidências estaduais do ’Aliança pelo Brasil’.

A inauguração do novel partido acontece apenas uma semana depois de Bolsonaro anunciar a saída do PSL, partido pelo qual foi eleito e de que formalizou a desvinculação a 19-11.

Esperança na coleta por meio eletrónico

Para que o Aliança pelo Brasil exista oficialmente, ainda será necessário atingir um total de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados, e que terão de ser validadas, uma a uma, pelo TSE-Tribunal Superior Eleitoral.

Para poder participar nas eleições do próximo ano, o partido terá de ser legalizado até março próximo. Prazo insuficiente para atingir o objetivo das 500 mil assinaturas se a coleta se fizer como até agora.

Assim, a esperança dos membros do ’Aliança pelo Brasil’ é que o TSE autorize a coleta por meio eletrónico, refere a fonte referida.
— -
Foto: O logotipo do novo partido brasileiro, de iniciativa presidencial e de extrema-direita.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project