LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: 6º Fórum Brasil África fortalece relação entre os países lusófonos 02 Novembro 2018

José Ramos-Horta, Secretária Executiva da CPLP, Ministro da Agricultura de Moçambique e ex-Ministros brasileiros estão entre os palestrantes confirmados so forum referido, que aconte este mês, no Brasil.

Brasil: 6º Fórum Brasil África fortalece relação entre os países lusófonos

Conforme a organização, o evento está sendo aguardado com alguma expectativa, principalmente no Brasil e no continente africano.

Em nota remetida ao Asemanaonline, realça a mesma fonte que fortalecer os laços e estimular novas parcerias entre os países de língua portuguesa estão entre as missões deste 6º Fórum Brasil África - Empoderamento Juvenil: Transformação para Alcançar o Desenvolvimento Sustentável. O evento, que vai ser realizado nos dias 22 e 23 de novembro em Salvador, Bahia, conta com a presença de líderes da lusofonia, entre os palestrantes.

Anuncia que que o ex-presidente de Timor-Leste, Prêmio Nobel da Paz e referência mundial na luta pela promoção dos direitos humanos, José Ramos-Horta vai compartilhar experiências na sessão “Conheça o Ícone”, com o tema “O papel dos jovens na promoção da democracia e da paz”.

“As relações Brasil-África são extremamente importantes pela história, pela ligação geográfica, pela solidariedade humana. O Brasil pode fazer ainda mais essa ponte atlântica entre o continente americano e o continente africano”, declara Ramos-Horta.

Segunda a mesma fonte, a Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo SIlveira, participa da sessão sobre capacitação de jovens através do conhecimento. “Acho que nossa presença vai ser um ato importante para estreitar as relações”, diz a Secretária.

A Vice-Presidente da Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP (FME-CPLP) e CEO da Cine Group, Mônica Monteiro participa, por seu turno, no painel “Indústria Criativa”.

Já o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique, Higino Francisco de Marrule debate no painel sobre empregabilidade juvenil na agricultura.

Mas há mais participantes. O Secretário Geral do g7+, associação de 20 países afetados por conflitos no Pacífico, na Ásia, na África e no Caribe, Hélder da Costa, vai participar da sessão “Parcerias de alto nível”. “Discutir e procurar soluções para o papel dos jovens seria um passo bastante significativo para nós e também para a humanidade”, afirma Hélder da Costa.

Maria da Conceição Nobre Cabral, ex-Ministra das Relações Exteriores, da Cooperação Internacional e das Comunidades de Guiné-Bissau, também vai estar presente na sessão “Parcerias de alto nível”.

O 6º Fórum Brasil África conta também com a participação do ex-Ministro das Relações Exteriores e da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do ex-Ministro da Saúde brasileiro, José Gomes Temporão.

Segundo a organização, o evento deve reunir 300 representantes de governos, empresas, universidades e potenciais investidores para trocar experiências e gerar boas oportunidades para jovens no Brasil e em países africanos. Entre as várias organizações que apoiam o 6º Fórum Brasil África estão o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD), o Centro de Excelência Contra a Fome, o Forum for Agricultural Research in Africa (FARA), o African Export-Import Bank (AFREXIMBANK), a UNITAID e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project