LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil:93% dos brasileiros condenam ataque terrorista aos Três Poderes, aponta pesquisa Datafolha 11 Janeiro 2023

Quase metade dos entrevistados acham que os envolvidos nas depredações devem ser presos. 77% acreditam que os criminosos serão punidos, de acordo com a pesquisa.

Brasil:93% dos brasileiros condenam ataque terrorista aos Três Poderes, aponta pesquisa Datafolha

Segundo o G1, a Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta quarta-feira (11) aponta que 93% dos brasileiros condenam os ataques terroristas feitos por bolsonaristas ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto em Brasília no domingo (8).

Na pesquisa, 3% dos entrevistados disseram que são favoráveis aos ataques, 2% disseram que são indiferentes e 1% não souberam opinar.

Conforme a mesma fonte, foram ouvidas 1.214 pessoas com mais de 16 anos na terça-feira (10) e nesta quarta por telefone em todo o Brasil. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, segundo o Datafolha.

Entre os entrevistados, 46% acreditam que os envolvidos no ataque terrorista devem ser presos. 15% acham que a maioria deveria ir para a prisão e outros 15% acreditam que apenas alguns deveriam ser presos. Para 9%, ninguém deveria estar detido e 4% disseram não saber.

Sobre a aplicação da lei para os bolsonaristas golpistas, 77% dos brasileiros acreditam que serão punidos. Desses, 42% esperam uma pena dura enquanto 35% esperam uma pena mais branda. Ainda, 17% acreditam que nada vai acontecer com os terroristas e 6% disseram não saber.

Segundo lembra o G1, o ataque às sedes dos 3 Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

Mais de 1 mil pessoas foram presas por conta dos ataques em Brasília.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afastou do cargo por 90 dias o governador do DF, Ibaneis Rocha, e decretou a prisão de Anderson Torres, que era secretário de Segurança do DF no momento dos ataques de bolsonaristas golpistas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project