LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Bolsonaro avisa sobre crise alimentar em 2022 — "A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil" 09 Outubro 2021

O presidente brasileiro destaca assim o impacto que a falta de fertilizantes produzidos na China vai ter sobre o abastecimento no Brasil grande exportador do setor agro-alimentar.

Brasil: Bolsonaro avisa sobre crise alimentar em 2022 —

"Eu vou avisar um ano antes: por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento no ano que vem", declarou Bolsonaro, numa cerimónia no Palácio do Planalto, em Brasília.

De acordo com o chefe de Estado, a Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo está a concluir um plano de emergência para a produção de fertilizantes.

A inflação crescente no Brasil é um dos principais focos de atuação do Governo de Bolsonaro nas últimas semanas, uma vez que afeta diretamente o poder de compra dos brasileiros e, consequentemente, é visto como um fator que afeta diretamente a popularidade do chefe de Estado

Mais tarde, ao longo da sua habitual transmissão em direto nas redes sociais, Bolsonaro comparou a inflação sentida no Brasil com a de outros países.

Auxiliado por páginas de jornais estrangeiros, o chefe de Estado referiu crises económicas em outros países, entre eles Portugal.

O Banco Central brasileiro prevê que a inflação em 2021 chegará a 8,3%, superior aos 5,8% projetados em junho e bem acima da meta que foi imposta pelo Governo para este ano, que é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 pontos percentuais em ambos os sentidos.

Impulsionada pelo aumento do preço dos combustíveis, a inflação no Brasil atingiu 0,87%, em agosto, o maior nível para o mês desde 2000, segundo o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Fontes: Agência Brasil/globo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project